Copérnico

Copérnico Ronaldo Rogério de Freitas Mourão


Compartilhe


Copérnico (Imortais da Ciência)


Pioneiro da revolução astronômica




Um livro que mostra de quem e de onde vem nossa concepção matemática do Sistema Solar. Esse é o novo volume da Coleção Imortais da Ciência, da Odysseus Editora, que narra a vida e a obra do astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), o primeiro a provar cientificamente que a Terra gira ao redor do Sol.



Copérnico - Pioneiro da revolução astronômica, escrito pelo conhecido astrônomo brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, foca esse incansável cônego polonês, famoso em seu tempo como médico e economista, e autor da obra que viria a modificar completamente a concepção do Sistema Solar. O texto, aliando um estilo inconfundível à abundância de informações, relata as contribuições cruciais de Copérnico para o surgimento da moderna Astronomia Científica.



Para situar as descobertas copernicanas no contexto do desenvolvimento das idéias sobre o Universo, o livro recorda o que era a astronomia antiga. Assim, mostra as idéias dos astrônomos gregos ainda em vigor no fim da Idade Média, especialmente as de Cláudio Ptolomeu, que situava a Terra no centro do Cosmos, com todos os demais planetas girando ao redor dela. Mas os cálculos feitos com base nessa teoria apresentavam discrepâncias.



Fica claro, assim, que até meados do século XV a opinião corrente sobre a estrutura do Universo e do Sistema Solar diferia muito pouco daquelas dos sábios gregos. Foi com Copérnico que o dogma da posição central da Terra, que a Igreja Católica assumira como "seu", começou a ruir.



O livro conta como os estudos de Copérnico na Polônia e na Itália contribuíram em sua formação e revelaram seus dotes científicos. Formado em Direito Canônico e em Medicina, Copérnico, de volta à Polônia, assumiu a direção de uma paróquia. Mas a febre da matemática e da astronomia impunha-se. Nas horas de folga (que apesar do nome eram de puro trabalho) Copérnico subia até um terraço, equipado como observatório (com instrumentos que na maioria ele mesmo desenvolvera) e passava horas examinando os céus.



Enquanto sua fama de escolástico, de médico, de reformador do calendário e de homem e cultura crescia, Copérnico desenvolvia sua teoria astronômica, cuja grande novidade era o foco experimental e matemático. Por isso, após a publicação do Commentariolus, breve obra inicial onde adiantava suas teorias, a fama alcançou-o a contragosto. Suas idéias foram discutidas entre os homens de saber da Europa e no Vaticano, que temia novas heresias.



O cônego de Frombork, porém, passou ileso pela Inquisição, assim como pelas lutas políticas e militares de sue tempo (que opunham o reino da Polônia à Ordem dos Cavaleiros Teutônicos). Esses episódios históricos ilustram, no livro, a paisagem social na qual Copérnico trabalhou.



Persistente, depois de quase trinta anos de observações, com o estímulo e ajuda de muitos admiradores, Copérnico finalmente deu à luz sua obra máxima, De Revolutionibus orbium coelestium (Da Revolução dos Orbes Celestes) que, publicada, chegou às suas mãos apenas no dia de sua morte.



Este livro relata assim a aventura intelectual que originou a "revolução copernicana", a partir da qual Johannes Kepler e Galileu Galilei construíram as inovadoras teorias que deram forma à visão moderna do Cosmos.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Copérnico

Similares

(39) ver mais
Kepler
Copérnico
Copérnico
Nicolau Copérnico

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 22
5
ranking 32
32%
4
ranking 36
36%
3
ranking 27
27%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Wilson
cadastrou em:
02/06/2009 21:08:35
Haon
editou em:
31/10/2016 18:45:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR