Coral e outros poemas

Coral e outros poemas Sophia de Mello Breyner Andresen


Compartilhe


Coral e outros poemas





O mar é um dos elementos centrais da lírica de Sophia de Mello Breyner Andresen. As “praias lisas”, a “linha imaginária” e as “ondas ordenadas”, em seus poemas, simbolizam a mais profunda beleza, um segredo íntimo, “um milagre criado só para mim”.

Nas cidades, sua poesia é associada à luta: a vida, no “vaivém sem paz das ruas”, é “suja, hostil, inutilmente gasta”. A atuação de Sophia em resistência ao salazarismo se firmou não apenas em sua escrita, com caráter combativo, mas também na Assembleia Constituinte, ao se eleger deputada pelo Partido Socialista, em 1975.

Esta antologia joga luz sobre a dimensão concreta e ao mesmo tempo misteriosa de uma das vozes mais cultuadas da literatura portuguesa. Seja para denunciar o mundo sombrio, seja para tratar de praias radiantes, a poeta — com sintaxe direta e imagens surpreendentes — alerta: “por mais bela que seja cada coisa/ Tem um monstro em si suspenso.”

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Coral e outros poemas

Similares

(5) ver mais
outono azul a sul
Obra poética

Resenhas para Coral e outros poemas (8)

ver mais
O mar e a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen
on 8/3/19


A primeira impressão que temos ao ler as poesias de Sophia de Mello Breyner Andresen é de encantamento. Aconteceu mais de uma vez de eu interromper a leitura, fechar o livro e pensar: como é que eu nunca havia conhecido essa escritora em tantos anos de estudo e de leituras? Como ninguém nunca falou dela para mim? Hoje, depois de ter lido algumas vezes as poesias de Sophia, já não me incomoda não tê-la conhecido antes, pois nunca é tarde para se apaixonar por um novo autor e por sua obr... leia mais

Estatísticas

Desejam53
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 47
5
ranking 65
65%
4
ranking 21
21%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 2
2%

34%

66%

Jenifer
cadastrou em:
21/02/2018 12:33:18
Jessica Dias
editou em:
24/12/2018 21:04:38