Coronavírus: O trabalho sob fogo cruzado

Coronavírus: O trabalho sob fogo cruzado Ricardo Antunes


Compartilhe


Coronavírus: O trabalho sob fogo cruzado (Pandemia capital)





A eclosão do coronavírus é consequência de uma simbiose letal entre a crise estrutural do capital, em curso há vários anos, à qual se somam uma avassaladora crise social e uma profunda crise política de consequências inimagináveis. Quando a prática tem sido a sistemática destruição da legislação social protetora do trabalho, por imposição de um capitalismo de predação e seu estado-gendarme em sua variante mais primitiva, o resultado que se colhe é a expansão exponencial de uma enorme massa trabalhadora desempregada, subempregada, na informalidade, na intermitência, precarizada e que só encontra "emprego" nos trabalhos uberizados, aqueles que burlam completamente a legislação trabalhista.

O que se pode esperar, então, em relação ao presente e ao futuro do trabalho, nesta era trágica do capital pandêmico? CORONAVIRUS: O trabalho sob fogo cruzado procura oferecer algumas pistas para responder estas indagações.

Didáticos / Técnico / Economia, Finanças / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Coronavírus: O trabalho sob fogo cruzado

Similares

(1) ver mais
(Re)nascer em tempos de pandemia

Resenhas para Coronavírus: O trabalho sob fogo cruzado (9)

ver mais
A crise do capital no trabalho
on 30/5/21


Ricardo Antunes aborda como o modelo capitalista age para precarizar o trabalho e dilapidar a natureza em nome do lucro, e como a pandemia de Covid-19 intensifica esse processo.... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 70
5
ranking 46
46%
4
ranking 43
43%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 1
1%

31%

69%

Luísa Coquemala
editou em:
22/06/2020 00:21:40