Corpos Estranhos

Corpos Estranhos Cynthia Ozick


Compartilhe


Corpos Estranhos


Um Romance




A escritora americana Cynthia Ozick nunca se desvencilhou da forte e fértil influência do mestre Henry James (1843-1916) em sua formação literária, e neste sexto romance ela se inspirou explicitamente em Os embaixadores, belíssimo livro de seu autor preferido. No romance de 1903, James nos fala de uma Europa sedutora, certamente imaginária e idealizada, que seduz o jovem Chadwick, cujo destino a família americana luta para resgatar. Cynthia reconta essa história, substituindo o rebelde Chadwick por Julian, também um jovem fugitivo que a tia Beatrice Nightingale tenta resgatar da embriaguez da Paris dos anos 1950 e devolver aos braços pragmáticos da família nos Estados Unidos.
A rebeldia não mudou, mas o mundo certamente sim. A Europa em que Beatrice deseja resgatar Julian é muito mais complexa, indecifrável, paradoxal do que aquela visitada por Louis Strether em busca de Chadwick. Não é preciso ter lido o romance de Henry James para compreender que, no mundo contemporâneo, a realidade é ainda muito mais turva do que nos pareceu nos piores momentos do século XX.
Cynthia escreve um delicado romance para falar daquilo que todos conhecemos, e que define a virada de século que acabamos de atravessar: a morte das ilusões. O mundo continua a ser belo, mas a brutalidade, antes separada, agora se mistura a essa beleza, o que transforma a experiência humana em algo muito mais difícil.

Edições (1)

ver mais
Corpos Estranhos

Similares

(1) ver mais
Quando Os Sinos Se Calam

Resenhas para Corpos Estranhos (4)

ver mais
on 5/2/18


Esse livro se beneficiaria muito daquela regrinha básica do cinema (aplicada nos melhores livros também): mostre, não conte. Primeiro, somos apresentados a uma personagem moderadamente interessante, uma senhora de meia idade que vai tirar férias sozinha em Paris. Em seguida, descobrimos a premissa do livro: o irmão dela pediu que ela aproveitasse a viagem para ir atrás do sobrinho, que estaria na cidade há algum tempo, sem dar sinais de que voltaria para a casa dos pais. O que se s... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam5
Avaliações 3.8 / 23
5
ranking 17
17%
4
ranking 57
57%
3
ranking 17
17%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Marcos
cadastrou em:
02/02/2013 17:26:08