Correio da Roça

Correio da Roça Julia Lopes de Almeida


Compartilhe


Correio da Roça





Correio da Roça é um romance epistolar escrito por Julia Lopes de Almeida. Publicado inicialmente como folhetim, o romance virou livro em 1913 e foi muito bem recebido pelos leitores.

Na história quase singela, mas repleta de significados, Maria, viúva e mãe de quatro filhas mulheres, vê-se diante de uma situação financeira desfavorável após vender a maioria de seus bens para saldar as dividas deixadas pelo falecido marido. Restando-lhes como moradia somente uma fazenda e um pequeno sítio as cinco mulheres, educadas para a vida nas grandes cidades, não veem outra solução se não a mudança para o recanto bucólico que parece a elas, a primeira vista, ser o fim do mundo, até que começam a se corresponder com uma amiga da cidade que, em suas cartas, incentiva-as usar a educação que tiveram na cidade em benefício da vida no campo e passa a enviar sugestões para que busquem, em sua nova vida, estímulos para reerguerem a sua fortuna.

De forma primorosa e delicada a autora mostra ao leitor, a importância da valorização dos trabalhadores do campo, e a importância da educação, saúde e infraestrutura para o desenvolvimento.

Esta edição tem a ortografia atualizada e conta com notas explicativas, para termos e palavras fora de uso.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (3)

ver mais
Correio da Roça
Correio da Roça
Correio da roça

Similares

(1) ver mais
O Funil do Diabo

Resenhas para Correio da Roça (4)

ver mais
28.08.2023
on 28/8/23


Achei interessante o assunto tratado neste livro epistolar. Pensei ser um romance, mas vai além disso. Uma viúva com quatro filhas se muda para a fazenda, único bem que restou após o falecimento do marido e o pagamento das dívidas. No início, escreve para a amiga da cidade se lamentando de ter que ir morar na zona rural sendo que não há nada para fazer, pois não tem saraus, e se questiona onde as filhas irão aplicar a educação que receberam, pois falam francês. Então, ao receber a cart... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 17
5
ranking 35
35%
4
ranking 59
59%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

12%

88%

Ana Gabriela
cadastrou em:
04/01/2023 12:25:42
Ana Gabriela
editou em:
05/01/2023 07:58:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR