Cowboy

Cowboy

Compartilhe


Cowboy


Primeiras Histórias - 1970/1971




Livro oficial em comemoração aos 50 anos da carreira de Pedro Mauro!

Em 1970 vivíamos anos de chumbo no Brasil da Ditadura Militar. As bancas de revistas eram repletas de gibis de cowboys pasteurizados, desenhados com traços limpos e atitudes pudicas, derivados de “Faroestes B” dos cinemas e das séries pueris da TV, aqui difundidas desde a década de 1950.

Então, de repente, surgiu um menino, Pedro Mauro, com seus faroestes estampando aventuras e cenários realistas, rudes e poeirentos, com personagens sujos e sarcásticos, mocinhas lindas com jeito de hippie. E mexicanos, muitos mexicanos. Tal qual nos filmes Spaghetti Western que tomava as salas de cinema naqueles anos, formando uma nova legião de público. Pancho foi o herói apresentado por Pedro Mauro. Na verdade, um anti-herói, porque não se importava em ser bom nem justo. Mas apreciava uma vingança e não tolerava hipocrisia. Filosofia dos protagonistas dos demais bangue-bangues do artista.

Assim, graças a Pedro Mauro despontaram nas bancas, pendurados nos cordéis, presos com prendedores de roupa, um novo tipo de gibi. Com desenhos inovadores, visual pop e narrativa que mesclava a cadência do cinema italiano com a dinâmica dos storyboards dos comerciais de TV. Uma técnica de desenho que, depois de sair do ramo dos quadrinhos, Pedro Mauro passou a dominar.

O livro reproduz em fac-símile todas as sete aventuras de faroeste que Pedro Mauro realizou naquele período. Historietas aqui devidamente pontuadas com datas e local de publicação. Obras que a Editora Taika, que as publicou originalmente, reprisou muitas vezes durante a década de 1970.

No total foram compiladas sete histórias desenhadas por Pedro mauro e publicadas pela Editora Taika em diferentes séries:

1) Ouro de Salt River, novembro de 1970, 12 páginas, Far-West Nº 1;
2) Pancho: Carga Pesada!, janeiro de 1971, 24 páginas, Pancho N° 1;
3) Pancho: Passagem para o Inferno, março de 1971, 26 páginas, Almanaque Far-West Nº 4;
4) Pancho: Duelo na Cidade Fantasma, maio de 1971, 28 páginas, Pancho N° 3
5) Pancho: Um Homem Chamado Ramirez, junho de 1971, 20 páginas, Far-West Edição Especial Nº 2
6) Um colt... E a Fama!, julho de 1971, 10 páginas, Almanaque Far-West nº 4;
7) Olho por Olho, setembro de 09/1971, 10 páginas, Almanaque Far-West nº 4.

Com exceção do "Duelo na Cidade Fantasma", que tem roteiro de Ivan Saidenberg, todas as outras histórias são de autoria de Pedro Mauro. Vale ressaltar também, a valorosa participação da família Maldonado (Marcos, Dolores e Maria das Graças) no letreiramento destes clássicos, que jamais foram publicados com tanto capricho.

O projeto conta também com apoio e a parceria da Confraria Bonelli, a irmandade mais italiana do Brasil, um grupo criado por leitores brasileiros para discutir e divulgar os personagens da Sergio Bonelli Editore.

Bônus: "Em Nome do Pai" - A nova aventura e Pancho por Carlos Estefan e Pedro Mauro.

HQ, comics, mangá

Edições (1)

ver mais
Cowboy

Similares


Resenhas para Cowboy (2)

ver mais
É ok.
on 28/1/21


É interessante ver como Pedro Mauro cresceu como quadrinista, mas para mim, que não viveu essa época de ouro dos quadrinhos, não existe nostalgia alguma, são histórias curtas e dinâmicas, bom para passar o tempo.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.4 / 20
5
ranking 20
20%
4
ranking 30
30%
3
ranking 40
40%
2
ranking 10
10%
1
ranking 0
0%

85%

15%

silas.
cadastrou em:
03/12/2020 22:26:07
Breno130
editou em:
05/12/2020 13:10:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR