Criminologia Feminista

Criminologia Feminista Soraia da Rosa Mendes


Compartilhe


Criminologia Feminista


Novos Paradigmas




É possível uma criminologia feminista?
Não é difícil constatar que a maioria dos trabalhos, se não todos encontrados no Brasil sobre a condição feminina, seja como autora de crimes, seja de vítima, encontram-se referenciados em paradigmas criminológicos que se distanciam muito (ou totalmente) do que produziu a epistemologia feminista.
A criminologia nasceu como um discurso de homens, para homens e sobre mulheres. Ao longo dos tempos, para alguns não se fazia necessário estudar as mulheres, enquanto outros defendiam que não seria politicamente relevante considerar as experiências destas diante do poder punitivo.
Esta obra é resultado de uma profunda investigação científica que aponta para construção (ou reconhecimento) de um referencial autônomo que permita compreender os diferentes contextos de vitimização e criminalização das mulheres. Por meio de uma vasta análise bibliográfica no campo da história, da sociedade, da filosofia, do direito e da teoria feminista, a Autora buscou elementos que possibilitassem a realização do trabalho artesanal de coser elementos para uma criminologia feminista.
O livro traz a evolução da ciência criminológica e seus paradigmas e situa o papel de extrema submissão da mulher, em todos os níveis, no decorrer da história (desde o século XVIII), mostrando como isso influenciou na visão preconceituosa de sua imagem nos tempos de hoje.
Em seguida, destaca a evolução dos diferentes poderes que se articularam (e alguns ainda se articulam) para a criminalização e vitimização das mulheres (intitulados de custódia da mulher o conjunto de tudo o se faz para reprimir, vigiar e encarcerá-la).
Demonstra-se que, ao longo da história, a mulher teve papel de mero objeto da política criminal, tanto por motivos religiosos, como médicos e até jurídicos.

Edições (2)

ver mais
Criminologia Feminista
Criminologia Feminista

Similares

(4) ver mais
Criminologia Tridimensional
Criminologia Feminista no Brasil
Como A Lei Resolve Questoes De Familia
O Primeiro Soar da Trombeta: Contra o Monstruoso Regimento de Mulheres

Resenhas para Criminologia Feminista (0)

ver mais
Estruturado e necessário
on 23/2/23


O livro tem uma estrutura bem delimitada, com cada capítulo tendo introdução e conclusão devidas. A leitura não é fácil, não apenas pelo vocabulário mais técnico, mas também pelas temáticas pesadas, especialmente nos primeiros dois capítulos — que devo admitir, foram meus favoritos! Leitura excelente para quem já tem um conhecimento intermediário de criminologia e suas vertentes, e se interessa por propostas feministas no âmbito do direito penal. Ainda, me surpreendeu bastante ao tr... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam1
Avaliações 4.2 / 24
5
ranking 46
46%
4
ranking 42
42%
3
ranking 4
4%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Becca.
cadastrou em:
11/09/2014 12:40:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR