Crítica da Razão Negra

Crítica da Razão Negra Achille Mbembe


Compartilhe


Crítica da Razão Negra





De todos os humanos, o negro é o único cuja carne foi convertida em mercadoria. Aliás, negro e raça têm sido sinônimos no imaginário das sociedades europeias. Desde o século XVIII, constituíram ambos o subsolo inconfesso e muitas vezes negado a partir do qual se difundiu o projeto moderno de conhecimento – e também de governo. Será possível que a relegação da Europa à categoria de mera província do mundo acarretará a extinção do racismo, com a dissolução de um de seus mais cruciais significantes, o negro? Ou, pelo contrário, uma vez desmantelada essa figura histórica, todos nós nos tornaremos os negros do novo racismo fabricado em escala global pelas políticas neoliberais e securitárias, pelas novas guerras de ocupação e predação e pelas práticas de zoneamento?
Neste ensaio ao mesmo tempo erudito e iconoclasta, Achille Mbembe empreende uma reflexão crítica indispensável para responder à principal questão sobre o mundo contemporâneo: como pensar a diferença e a vida, o semelhante e o dessemelhante?

Filosofia / História / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
Crítica da Razão Negra
Crítica da Razão Negra

Similares

(6) ver mais
Políticas da Inimizade
Sair da Grande Noite
Racismo linguístico
Teoria Materialista do Estado

Resenhas para Crítica da Razão Negra (8)

ver mais
Diário da necrópole
on 21/1/22


Ao primeiro contato com o título desse livro, inevitável se torna perguntar: Que é a "razão negra" que se pretende criticar? Não tarda Achille Mbembe a indicar que se trata de um termo ambíguo, que designa várias coisas ao mesmo tempo: um modelo de exploração ou um paradigma da sujeição e das modalidades de sua superação, por exemplo. Em todas, presente está a raça enquanto elemento central. Como algo fungível e solúvel, mostra-nos o autor que a ideia de ?negro? é constantemente produ... leia mais

Estatísticas

Desejam158
Trocam1
Avaliações 4.6 / 82
5
ranking 74
74%
4
ranking 20
20%
3
ranking 5
5%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Francisco594
cadastrou em:
02/04/2018 16:13:18