Crítica e Profecia

Crítica e Profecia Luiz Felipe Pondé


Compartilhe


Crítica e Profecia


A Filosofia da Religião em Dostoiévski




Para Luiz Felipe Pondé, não se pode apreender a fundo a obra de Dostoiévski sem a compreensão de seu pensamento religioso, já que "sua escrita está fincada em sua postura religiosa". Desse modo, este livro não é um estudo da crítica literária da obra doistoievskiana, mas sim um ensaio de crítica religiosa a partir das ideias desenvolvidas pelo romancista em sua obra.

Após uma elucidativa introdução ao universo do Cristianismo Ortodoxo, o autor passa a tecer relações entre os aspectos estritamente filosófico-religiosos e sua realização no plano literário, procedendo a uma análise mais detida dos grandes romances do escritor, como Memórias do Subsolo, Crime e Castigo, Os demônios, O idiota e Os irmãos Karamázov.

Lidando com temas como a liberdade, o amor, o bem e o mal, Deus e o Diabo a partir da obra de um dos maiores gênios literários de todos os tempos, Pondé propõe uma reflexão original, construída no diálogo entre a literatura, a religião e a filosofia - e que caminha para uma severa crítica ao humanismo moderno.

Ensaios / Religião e Espiritualidade

Edições (2)

ver mais
Crítica e Profecia
Crítica e Profecia

Similares

(12) ver mais
O poder destrutivo da religiosidade
Os Dez Mandamentos (+ Um)
Tolstói ou Dostoiévski
Filosofia para corajosos

Resenhas para Crítica e Profecia (3)

ver mais
Ler a obra para entender o livro
on 26/3/21


O livro foi arrastado, pois não li todos os livros de Dostoiévski, porém me motivou ainda mais a ler a obra completa... leia mais

Estatísticas

Desejam76
Trocam2
Avaliações 4.3 / 52
5
ranking 54
54%
4
ranking 29
29%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Thiago Assumpçã
cadastrou em:
18/01/2009 12:07:09
Cioran E.
editou em:
29/04/2016 15:32:34