Cultura da Convergência

Cultura da Convergência Henry Jenkins


Compartilhe


Cultura da Convergência





O mundo da comunicação mudou radicalmente nos últimos anos.

Sabe-se que o fenômeno Matrix não se fez apenas por conta dos filmes, mas por seu conceito único, que navegou por quadrinhos on-line, games e animação antes de retornar às suas continuações cinematográficas.

É fato que reality shows como Survivor e seriados de televisão de interesse mundial como Lost e Heroes cada vez mais promovem a interatividade com o seu público.

Tudo porque a audiência não se vê mais no papel de simples espectadora de eventos sobre os quais não possui qualquer controle.

O marketing contemporâneo não busca mais somente marcas que identifiquem seus produtos. Respondendo ao ambiente de mídia atual, a publicidade tem de criar experiências de envolvimento, de participação e de interação para cativar consumidores.

Os fãs se cansaram de esperar que as grandes companhias produzissem o único destino de seus personagens e franquias favoritos, iniciando a produção de suas próprias histórias alternativas, baseadas em sucessos como Guerra nas Estrelas, Jornada nas Estrelas, Harry Potter, quadrinhos de heróis e séries literárias.

Além disso, em todo lugar parece haver um Big Brother. Os conceitos de privacidade tradicionais estão ruindo. Mas, com o desenvolvimento de celulares com câmeras e gravadores digitais portáteis de alta capacidade, cada um de nós pode ser o responsável.

Por conta disso tudo, é necessário compreender este novo mundo sob uma ótica convergente, na qual as velhas e as novas mídias parecem entrar em total rota de colisão. É o que propõe Henry Jenkins, uma das mais respeitadas vozes mundiais em comunicação, em seu livro Cultura da Convergência.

Comunicação

Edições (2)

ver mais
Cultura da Convergência
Cultura da Convergência

Similares

(22) ver mais
Cultura da Conexão
Cultura Livre
Invasores do Texto
Cibercultura

Resenhas para Cultura da Convergência (16)

ver mais
on 23/6/09


De pouco tempo para cá, os programas de TV passaram a começar quando terminam. Como assim? Todos os domingos, já nos habituamos a ouvir nos desfechos do Fantástico: “nosso programa termina aqui, mas o Fantástico continua na internet…”. Aqui, acontece o mais novo fenômeno das mídias, a transmídia. Não sabe o que é isso? Se não sabe, sem problemas. No entanto, você está vivendo esse fenômeno. Se você já sabe o que significa, procure informar-se sobre as novas possibilidades. Cultura da C... leia mais

Vídeos Cultura da Convergência (1)

ver mais
Resenha do livro Cultura da Convergência, de Henry Jenkins

Resenha do livro Cultura da Convergência, de


Estatísticas

Desejam133
Trocam4
Avaliações 4.2 / 555
5
ranking 44
44%
4
ranking 36
36%
3
ranking 17
17%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

32%

68%

Phanie_fb
cadastrou em:
20/01/2009 14:33:20
Luiza Dias
editou em:
14/08/2017 16:02:09