Currículo Escolar e Justiça Social

Currículo Escolar e Justiça Social Jurjo Torres Santomé


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Currículo Escolar e Justiça Social


O cavalo de Troia da Educação




As instituições escolares têm o dever político de educar. Elas podem e devem desempenhar um papel ativo como espaços de resistência e denúncia de discursos e práticas que no mundo atual continuam legitimando diferentes formas de discriminação.

Um projeto curricular justo deve ajudar os cidadãos mais jovens – especialmente aqueles que pertencem aos grupos sociais mais desfavorecidos – a ver, analisar, compreender e julgar a si próprios como pessoas éticas, solidárias, colaborativas e corresponsáveis por um projeto mais amplo de intervenção sociopolítica de construção de um mundo mais humano, justo e democrático.

Partindo dessa reflexão, Jurjo Torres Santomé faz uma análise das relações entre currículo escolar e justiça social a partir da discussão de temas como planejamento curricular, políticas da educação, educação para a cidadania e educação inclusiva.

Educação

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