Curso de Integração Pessoal

Curso de Integração Pessoal Mário Ferreira dos Santos


Compartilhe


Curso de Integração Pessoal


Estudos Caracterológicos




Durante os meus anos de magistério, como professor particular, fui muitas vezes procurado por pessoa aflitas, angustiadas, que buscavam um lenitivo para as suas almas magoadas, doridas de tantas preocupações, desencantos e amarguras.
E como também os meus dias estiveram cheios de decepções, de angústias sem fim, compreendi a todos, e cada um, e em meu coração ressoaram aquelas queixas e apelos.
Também minha vida foi procelosa; também passei por lanços dolorosos no caminho, pontilhados de ingratidões, de amarguras demoradas, de incompreensões inexplicáveis, de inimigos gratuitos que atuavam nas sombras e de raros adversários que me enfrentaram de fronte erguida, e não poucos foram os momentos em que, debruçando-me sobre as minhas experiências, abismei-me em desânimos e até em desesperos.
E por todos os meios, ante o espetáculo do mundo, sem deixar-me arrastar pelo pessimismo fácil, procurei aquela fonte, a única, que nos pode dar a linfa que aminora a nossa sede e refrigera as nossas mágoas: um otimismo, concreto e bem fundado.
É comum entre literatos da nossa época tripudiar sobre as dores humanas, remexer feridas em vez de cauterizá-las. Há quem busque angústias quando não as tem, numa morbidez afanosa de sofrimentos, mais falsos que verdadeiros, para depois criar, com gritos de dor, obras nem sempre autênticas.
Há quem diga até que o otimismo é uma atitude de filosofia barata. Mas há algo mais barato que o pessimismo? Olhem para o mundo. Quantos os que se queixam, quantos os que se angustiam, açulados pela imaginação doentia; quantos proclamam angústias (as famosas angústias físicas e metafísicas de tantos intelectuais)! Quantos procuram mágoas para explorá-las? Há coisa mais barata por este mundo?
O otimismo é a mais difícil das atitudes, e a filosofia, que nele se funda, não é a mais fácil. É mais simples lembrar os momentos de sofrimento que os de alegria.
E deixando de lado os envenenadores da vida, os caluniadores de que falava Nietzsche, os eternos amarguradores de todos os instantes, deficientes daquele "granus salis", chorões de todos os modos e matizes, falsificadores de máscaras mentirosas, abismados em sombras porque temem a luz como pássaros noturnos e duvidosos, sempre julguei que um sorriso valia mais que um esgar de amargura, e que um raio de sol é mais belo que a sombra que obscurece.
E foi procurando viver em mim a água lustral da alegria, que pude suportar o espetáculo das velhas carpideiras milenárias.
E buscando essa água lustral, não a quis só para mim. E abençoei aqueles escritores otimistas, ridicularizados pelos caluniadores da vida, aqueles que sempre oferecem esperança num gesto de genuino apoios aos transviados, que procuram caminhos luminosos dentro e fora de sí.
E quando de mim se acercavam os que pediam um pouco de tranquilidade de espírito, não o neguei. E o gesto, que de mim esperavam, procurei realizar.
E nessas tentativas humanas, ao procurar aminorar mágoas mais profundas, ao procurar suavizar corações doridos, ao procurar reintegrar outros que se frangiam em dúvidas e desesperos, nasceu este curso, que só bem espargiu, que só humanidade disseminou, que só esperanças construiu.
E buscando e estudando, através de meditações e ensaios, saíram estas páginas que hoje dou à publicidade.
Anima-as apenas um desejo e uma convicção. Desejo de não aumentar a tristeza do mundo, rebuscando sombras para cobrir as poucas luzes que brilham nos corações, como é tão do sabor dos que desejam tornar de outros as angústias duvidosas que são suas. Convicção de que elas serão boas, suaves e humanas, verdadeiramente vividas, para que auxiliem aos que sofrem a encontrarem uma solução aos males psíquicos, e que se reencontrem, afinal, com um sorriso autêntico nos lábios e muito amor nos corações.

Edições (1)

ver mais
Curso de Integração Pessoal

Similares

(2) ver mais
A Sabedoria das Leis Eternas
Pitágoras e o Tema do Número

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 14
5
ranking 43
43%
4
ranking 14
14%
3
ranking 14
14%
2
ranking 14
14%
1
ranking 14
14%

59%

41%

Dover0
cadastrou em:
04/06/2012 22:02:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR