Da Arte do Belo

Da Arte do Belo Carlos Nougué


Compartilhe


Da Arte do Belo





O livro Da Arte do Belo é um livro de ciência poética que retoma, aprofundando-a grandemente, a doutrina de Aristóteles e de Tomás de Aquino, sem deixar de levar em conta, porém, a de Platão, a de Agostinho, a de Boécio, e ainda a de filósofos modernos, como a neokantiana Susanne Langer. Nele, mostra-se o que são as Artes do Belo, suas propriedades, seus fins; o que é o belo e se é objetivo; por que e em que se distinguem as diversas formas ou espécies destas artes; e ainda que é possível aprender a apreciá-las quando efetivamente o são, e a evitá-las quando por qualquer motivo não o são.

Da Arte do Belo é mais um marco do projeto de Carlos Nougué de tratar em livro todo o implicado no antigo Trivium – aperfeiçoando-o e atualizando-o como devido – que não tenha sido tratado assim por Tomás de Aquino. O primeiro foi a Suma Gramatical da Língua Portuguesa; o segundo é este, Das Artes do Belo; os seguintes serão a Suma Retórica, a Suma Dialética, O Tratado dos Universais e Da Figura do Silogismo.

Artes / Filosofia

Edições (1)

ver mais
Da Arte do Belo

Similares

(4) ver mais
Suma Gramatical da Língua Portuguesa
Introdução às Artes do Belo
Curso de Estética
Metafísica do Belo

Resenhas para Da Arte do Belo (1)

ver mais
Obra-prima
on 27/1/19


Com 588 páginas o livro insinua desde já o seu caráter definitivo. Na capa temos a obra de Rembrandt Filósofo em Meditação. Tal escolha foi bastante acertada na minha opinião. Nada melhor que uma representação de um filósofo para a capa de um livro filosófico sobre a arte do belo. Mas há um motivo discreto que faz ser essa capa ainda mais acertada. Inclusive é um detalhe que só fui descobrir com a leitura do mesmo livro. No lado direito, há bem discreta uma mulher atiçando o fogo sendo... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Rafael Frota
cadastrou em:
23/10/2018 12:11:28
Clecio Pereira
editou em:
02/01/2019 13:55:55