Da Mentira

Da Mentira Gabriel Liiceanu


Compartilhe


Da Mentira





Propus a mim mesmo falar da mentira, o que significa, de algo puramente humano: apenas o homem pode mentir, porque apenas o homem tem parte num “algo” que pode exprimir e que, exprimindo, pode mover-se em duas direções totalmente opostas: a verdade e o falso intencional. Este “algo” é a língua.

O fato de a língua, empregada do utilizador humano, poder dizer não apenas o que é, mas o que não é – ou seja, o fato de que uma palavra pode dizer não apenas a verdade, mas também mentir – explica por que a história do homem é, em sua essência, uma corrente de desastres. “O povo romeno [diz Cioran numa carta a seu irmão] não está no nível da língua que fala”.

Mas o próprio homem como espécie não está no nível da língua que emprega. Toda a história desta espécie é uma expressão de uma fraude lingüística.

Edições (1)

ver mais
Da Mentira

Similares

(11) ver mais
Da Sedução
Da Justiça
Do Ódio
Do Comunismo

Resenhas para Da Mentira (2)

ver mais
Quase lá
on 12/4/16


Achei interessante mas muito focado na Romênia ( o que era de se esperar...). Gosto do tema e achei alguns trechos muito interessantes mas não repetiria a dose... Acaba não entregando o que promete.... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 3.8 / 15
5
ranking 7
7%
4
ranking 67
67%
3
ranking 27
27%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

78%

22%

Evilas
cadastrou em:
28/08/2014 15:34:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR