Da Monarquia à República

Da Monarquia à República Emília Viotti da Costa


Compartilhe


Da Monarquia à República


Momentos decisivos




EM 1893, QUANDO A REPÚBLICA BRASILEIRA DAVA OS SEUS PRIMEIROS PASSOS, SILVIO ROMERO DENUNCIAVA O NOVO REGIME COMO INCAPAZ DE FUNDAR NO BRASIL UMA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA LIVRE .

Neste livro, Emília Viotti da Costa reuniu ensaios escritos em diferentes momentos, sobre vários temas relativos à história do Brasil. Nasceram eles de uma preocupação que lhes dá unidade- a de entender a fraqueza das instituições democráticas e da ideolgia liberal, assim como a marginalização política, econômica e cultural de grande parte da população brasileira, problemas básicos do Brasil contemporâneo. Fiel à perspectiva segundo a qual dentro das determinações gerais do processo histórico há sempre uma margem relativa de liberdade, a autora procura evitar explicações mecanicistas que apresentam os homens isentos de qualquer responsabilidade, como meras vítimas de forças históricas incontroláveis. Com base nisto, examina o comportamento das elites brasileiras em alguns momentos decisivos da nossa história, apontando os limites que caracterizam a sua formação.

História do Brasil

Edições (5)

ver mais
Da Monarquia à República
Da Monarquia à República
Da Monarquia à República
Da Monarquia à República

Similares

(30) ver mais
monarquia x república
D. Pedro I
Imperador Cidadão
A Formação das Almas

Resenhas para Da Monarquia à República (4)

ver mais
Proclamação da República/Abolição dos Escravos: Economia e Tecnologia
on 12/12/11


Dentro do contexto da Proclamação da República é possível apresentar algumas contradições no recorte Abolição dos Escravos. A autora, destaca-se 3 pressupostos que desembocou a Proclamação: 1º Religioso 2º Militar 3º Abolição Segundo a visão tradicional uma estava articulada a outra. Com o enfraquecimento do II Reinado o regime sofreu com os termos pejorativos que levavam como centralização e abuso de poder, entre outros. A partir dessas afirmações da autora, a abolição foi le... leia mais

Estatísticas

Desejam82
Trocam1
Avaliações 4.2 / 81
5
ranking 42
42%
4
ranking 42
42%
3
ranking 15
15%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

52%

48%

Leandro Firmino
cadastrou em:
29/06/2009 16:58:07
dompedrocabral
editou em:
05/10/2017 21:04:18