Da poesia

Da poesia Hilda Hilst


Compartilhe


Da poesia





Pela primeira vez, a produção poética de Hilda Hilst, dispersa em mais de vinte livros, é reunida em um único volume.

A intensa e prolífica atividade literária de Hilda Hilst se desdobrou em livros de ficção e em peças de teatro, mas foi na poesia que ela deu início e fim à sua carreira. Ao longo de 45 anos, entre 1950 e 1995, a poeta publicou em pequenas tiragens graças ao entusiasmo de editoras independentes – com destaque para Massao Ohno, seu amigo e principal divulgador. No início dos anos 2000, os títulos de Hilda passaram a ser publicados pela Globo, editora com ampla distribuição. Nessa época, a sua escrita, até então considerada marginal e hermética, começou a receber o interesse de uma legião de leitores e estudiosos.

Agora, a Companhia das Letras reúne, pela primeira vez, toda a lavra poética da autora de Bufólicas em um só livro, que inclui, além de mais de 20 títulos, uma seção de inéditos e fortuna crítica. O material contém posfácio de Victor Heringer, carta de Caio Fernando Abreu para Hilda, dois trechos de Lygia Fagundes Telles sobre a amiga e uma entrevista cedida a Vilma Arêas, publicada no Jornal do Brasil em 1989.

A poesia de Hilda – que ganha forma em cantigas, baladas, sonetos e poemas de verso livre – explora a morte, a solidão, o amor erótico, a loucura e o misticismo. Ao fundir o sagrado e o profano, a poeta se firmou como uma das vozes mais transgressoras da literatura brasileira do século XX.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Da poesia

Similares

(20) ver mais
outono azul a sul
Da prosa
Bufólicas
Poemas Malditos, Gozosos e Devotos

Resenhas para Da poesia (32)

ver mais
Adquiri a antologia da Hilda e decidi lê-la em doses homeopáticas: sempre que sentia vontade, lia alguns páginas. Senti que curti muito mais a leitura e consegui inserir a poesia no meu dia a dia ao longo do ano. Essa é uma dica super bacana, eu acho. Hilda Hilst é poetisa brasileira, nascida na década de 30. De todos os adjetivos que eu poderia dar a ela, acredito que "INDOMESTICÁVEL" seria o que mais se encaixa. Amei lê-la e conhecê-la, a coragem de expor suas dores e questionamentos... leia mais

Vídeos Da poesia (2)

ver mais
Hilda Hilst ? Por Maria Clara Spinelli

Hilda Hilst ? Por Maria Clara Spinelli

Dicas de autores homenageados na FLIP

Dicas de autores homenageados na FLIP


Estatísticas

Desejam321
Trocam1
Avaliações 4.6 / 408
5
ranking 72
72%
4
ranking 23
23%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Adriana Scarpin
cadastrou em:
17/03/2017 11:56:46
Jenifer
editou em:
22/10/2021 03:05:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR