Da preguiça como método de trabalho

Da preguiça como método de trabalho Mario Quintana


Compartilhe


Da preguiça como método de trabalho





Da preguiça como método de trabalho é o livro em que Mario Quintana coloca de maneira mais clara e assumida seus princípios poéticos e de vida. Ao longo de aforismos, tiradas humorísticas, fábulas e narrativas marcadas por um alegorismo cáustico, este volume publicado originalmente em 1987 reafirma o vitalismo anti-intelectual que definia o perfil do poeta, como assinalou Carlos Jorge Appel.

A preguiça produtiva é na verdade o método de trabalho da poesia, escreve Quintana. Ela cria o tempo lento - observador, reflexivo, imaginativo - que possibilita o nascimento (ou renascimento) tanto do poema quanto da conversa inteligente entre amigos. O elogio do poeta à preguiça combina-se à rejeição de qualquer discurso grandiloquente.

Trata-se de um espaço-tempo antieconômico e antiutilitário, que permite o abalo no bom senso, abrindo novos horizontes de percepção, dentro do devaneio, da insônia e do sonho. Buscar uma ética da simplicidade é tão forte para o poeta que ele chega a desejar um mundo em que o espaço poético fosse povoado apenas por autores anônimos. No entanto, este é um livro em que a assinatura singular de Quintana apresenta-se em potência máxima, expondo suas múltiplas ramificações, assim como desvendando suas próprias condições concretas de existência e sua rede de relações intelectuais e afetivas. O gaúcho pratica como poucos a arte da conversa por escrito: atravessada de humor, pontuada por pequenas histórias e fábulas, cheia de conceitos preciosos sobre o ser do poético. O poeta proseia. Sem ostentar erudição, mas derramando sedução. E também revelando um pouco de seus encontros cotidianos, passados e presentes, sua existência de rijo cidadão porto-alegrense para além de seus oitenta e alguns anos.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (3)

ver mais
Da preguiça como método de trabalho
Da Preguiça como Método de Trabalho
Da Preguiça Como Método de Trabalho

Similares

(26) ver mais
Da Preguiça como Método de Trabalho
Canções
O aprendiz de feiticeiro seguido de Espelho mágico
Apontamentos da História Sobrenatural

Resenhas para Da preguiça como método de trabalho (7)

ver mais
Doce reflexão sobre o cotidiano!
on 12/7/20


Mário Quintana é um dos meus poetas favoritos! Um doce de pessoa que enxerga a vida através da poesia. Neste livro, que acredito ser o seu "Livro do Desassossego" (Esse é do Fernando Pessoa, um livro lindíssimo que super recomendo e tenho pra mim que alguns autores acabaram seguindo esse caminho do Pessoa e publicaram os seus livros do Desassossego, cito alguns: Ostra Feliz Não faz Pérola é o do Rubem Alves, A Descoberta do Mundo é o da Clarice Lispector)!! É um livro que contém de... leia mais

Estatísticas

Desejam63
Trocam2
Avaliações 4.3 / 172
5
ranking 52
52%
4
ranking 28
28%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

28%

72%

Marcos
cadastrou em:
12/04/2013 20:59:22
Alê | @alexandrejjr
editou em:
18/10/2021 10:31:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR