Da República

Da República Cícero


Compartilhe


Da República





Cícero erigiu um dos mais importantes pilares do pensamento romano de sua época. Suas concepções filosóficas, morais, jurídicas e religiosas foram muito respeitadas por seus contemporâneos e o são até nossos dias.

Em "Da República" Cícero defende, como sistema político ideal, um modelo misto de aristocracia e de governo popular. Fundamentando suas idéias, analisa e discute, sob a forma de diálogo, as características do verdadeiro homem público, igualdade de direitos, injustiça, tirania, o culto da família e do lar doméstico, a dissolução dos costumes gregos e romanos.

O ponto alto encontra-se no Livro Sexto, que durante anos foi o único texto conhecido, sob o nome de O Sonho de Cipião ("Somnium Scipionis"). Nesse Livro, em estilo elegante e espiritualista defende, essencialmente, o dogma da existência de Deus e da imortalidade da alma.

É uma obra-prima.



Trecho escrito por Nélson Jahr Garcia em: http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/colecaoridendo/da_republica.htm

Edições (5)

ver mais
Da República
Da república
Da República
Da República

Similares

(4) ver mais
Os Três Grandes Oradores da Antiguidade
A Virtude e a Felicidade
A República
Os grandes líderes: Augusto

Resenhas para Da República (4)

ver mais
Um clássico
on 26/4/17


Uma leitura tranquila, ponderada, lembrando os clássicos de Platão. Tem como foco debater temas referentes à constituição do Estado e sistema de governo. Sob o olhar romano, bem como das sociedades que os circundavam, há um debate muito interassante com riqueza de referências aos personagens de diversos povos, tribos e impérios. Uma análise de seu tempo, porém, imprescindível para o leitor que tenha interesse pelos temas da ciência política, teoria do estado e direito.... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam3
Avaliações 3.7 / 83
5
ranking 29
29%
4
ranking 29
29%
3
ranking 31
31%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

72%

28%

Math
cadastrou em:
06/05/2009 19:36:19