Dandara e a falange feminina de Palmares

Dandara e a falange feminina de Palmares Leonardo Chalub


Compartilhe


Dandara e a falange feminina de Palmares


Xilogravuras de Luís Matuto




Do mesmo autor do Prêmio Jabuti 2020 de Literatura Juvenil, Palmares de Zumbi.

Brasil, 1670. Enfrentando o preconceito e a desconfiança dos homens, Dandara luta para se tornar capitã de uma das guarnições de Subupira, o mocambo mais militarizado de Palmares. Em uma disputa mortal, na qual era a única mulher, a jovem arrisca a vida para reivindicar a liderança do primeiro agrupamento de mulheres guerreiras do quilombo.

A brava lutadora há muito se destaca nas batalhas travadas contra a Coroa Portuguesa e senhores de engenho da região, valendo-se de suas altas habilidades no combate corporal e com o arco e flecha para libertar pessoas escravizadas em toda a redondeza.

Sob ordens do Rei Ganga Zumba – filho da princesa Aqualtune e tio de Zumbi – Dandara parte em uma missão tão honrosa quanto difícil: recuperar a coroa e o cetro do Rei do Congo (pai de Aqualtune), morto durante uma batalha contra as tropas portuguesas. Os objetos, porém, se encontram a milhares de quilômetros e a um oceano de distância: expostos em uma capela católica adjacente a uma base militar da Coroa Portuguesa em Luanda, Angola.

Com a preciosa ajuda de guerreiras indígenas e a companhia de um estranho casal português, a falange feminina de Palmares irá enfrentar ataques de feras selvagens e a ira de um general lusitano; mas os cuidados e a inspiração de uma bruxa misteriosa, bem como a lealdade de suas comandadas serão trunfos determinantes na missão mais difícil da vida de Dandara.

Biografia, Autobiografia, Memórias / HQ, comics, mangá / Jovem adulto / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Dandara e a falange feminina de Palmares

Similares

(5) ver mais
Palmares de Zumbi
Zumbi dos palmares (em cordel)
Zumbi dos Palmares
Escravidão

Resenhas para Dandara e a falange feminina de Palmares (2)

ver mais
Dandara e a Falange Feminina de Palmares (Leonardo Chalub) | por Carol Sant
on 24/2/22


👉🏻 "Dandara e a Falange Feminina de Palmares" foi lançado no final do ano de 2021 pela @editoranemo e conta a história de Dandara lá pelo ano de 1650 (pois é, um tempão atrás), a garota tem apenas 15 anos, mas é uma guerreira destemida e líder de um grupo de mulheres guerreiras. A mando de seu reino, Dandara e a falange feminina (nome dado ao seu grupo de mulheres) vai em busca de algo precioso tanto para seu rei quanto para sua aldeia, Palmares. Nessa jornada, todas el... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam2
Avaliações 3.2 / 6
5
ranking 17
17%
4
ranking 17
17%
3
ranking 50
50%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Jenifer
cadastrou em:
22/10/2021 22:09:29
Pri Paiva
editou em:
07/12/2021 12:16:04
Pri Paiva
aprovou em:
07/12/2021 12:19:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR