Dante

Dante Bárbara Reynolds


Compartilhe


Dante


O Poeta, o Pensador, o Político e o Homem




Considerado o primeiro poeta de língua italiana, Dante Alighieri inscreveu seu nome entre os mais grandiosos da literatura medieval com sua obra-prima A divina comédia. No entanto, muitos mistérios e dúvidas ainda pairam sobre a figura do escritor. Nesta biografia definitiva de Dante, Barbara Reynolds, uma das mais notórias autoridades no assunto, produziu um livro de grande e bem dosada erudição, resultado de uma vida toda dedicada ao poeta florentino.

Tradutora de Paraíso e La Vita Nuova de Dante e autora da biografia de Dorothy L. Sayers (renomada tradutora inglesa da Divina Comédia), Barbara Reynolds apresenta aqui um retrato do poeta, do filósofo político e do homem como nunca visto antes. Como observa o escritor Marco Lucchesi, que assina a orelha do livro, “Barbara se revela amiga das personagens de Dante, da cidade de Florença e dos meandros do Outro Mundo, atraída pela metafísica da luz, quando o sorriso de Beatriz tece um diálogo sutil com o meio divino.

Mas é preciso ressaltar que Barbara Reynolds não traz apenas o Dante místico, do último céu, imerso nas águas do Absoluto. Temos de forma inseparável o político e o profeta, o filósofo e o teólogo. Mas, sobretudo o poeta total, ligado ao mundo terrestre e celeste, capaz de excelsas delicadezas e ódios terríveis, como o que nutriu respectivamente por Virgilio e Bonifácio VIII.”Cada capítulo traz novas descobertas e idéias frescas, algumas radicais e muitas controversas. A autora enfrenta questões jamais solucionadas nos últimos sete séculos, como a figura do Veltro, as misteriosas palavras do Inferno, a existência real de Beatriz.

E investiga se Dante usou substâncias alucinógenas, ou se viveu, de algum modo, um transe místico, durante a escrita de sua obra mais famosa. Barbara não escreve para especialistas, mas para um público maior, preocupada em partilhar uma obra universal.Nesta vigorosa e envolvente biografia, escrita com elegância, Dante ganha vida de forma inédita: inflamado, obstinado, um homem múltiplos dons e talento extraordinário, cujo papel como intérprete da história do mundo o torna mais relevante que nunca para o novo milênio.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Dante

Similares

(27) ver mais
Prosadores e Poetas Latinos
Dante Alighieri
Divina Comédia - O Conto Imortal
A Divina Comédia

Resenhas para Dante (2)

ver mais
Iniciando a compreensão do mundo dantesco.
on 21/3/19


O livro traz o universo de um gênio ocidental e "pai" da língua italiana moderna, e o desmiuça. Nos conta a intricada relação de suas obras com sua vida pessoal e sua intensa participação na política italiana. Por ser em dialeto florentino, Dante foi o principal fomentador do uso da língua vernácula, em detrimento ao latim, em textos de apelo intelectual. Grande exaltador da importância do império romano para a base da cultura ocidental e como baluarte da justiça, foi um estudioso br... leia mais

Vídeos Dante (1)

ver mais
DANTE ALIGHIERI: vida e obra | Submarino

DANTE ALIGHIERI: vida e obra | Submarino


Estatísticas

Desejam102
Trocam1
Avaliações 4.6 / 17
5
ranking 71
71%
4
ranking 24
24%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Maurício Coelho
cadastrou em:
07/09/2011 13:27:44
Cioran E.
editou em:
17/09/2018 16:46:39