Danúbio

Danúbio Claudio Magris


Compartilhe


Danúbio





Publicado em 1986, Danúbio resulta de uma experiência de viagem feita pelo autor através da Europa Central no início da década de 1980. Às vésperas do desmoronamento da Cortina de Ferro, o germanista italiano Claudio Magris se vale do trajeto do grande rio europeu como fio condutor para percorrer de ponta a ponta a história cultural e política dos países que viram surgir Franz Kafka e o Terceiro Reich, Elias Canetti e o campo de concentração de Mauthausen, Ludwig Wittgenstein e o arquiduque Francisco Ferdinando, Sigmund Freud e o carrasco nazista Adolf Eichmann.

Com um estilo sóbrio e cheio de empatia, ora alegre ora melancólico, o narrador reconstitui um enorme mural cujas figuras se movem e parecem ganhar vida. Paisagens, personagens e reflexões se entrecruzam em um conjunto complexo e fascinante, no qual as maravilhas e os horrores do passado recente se apresentam com rara força.

Sem dogmatismos ou visões estereotipadas, Magris percorre esse campo minado da Europa recolhendo os fragmentos e as ruínas que a história foi amontoando ao longo do tempo. O resultado literário dessa viagem intelectual é, indiscutivelmente, uma obra-prima do século XX.

Literatura Estrangeira / Turismo e Viagens

Edições (3)

ver mais
Danúbio
Danúbio
Danúbio

Similares

(9) ver mais
Respiração Artificial
UMA JANGADA PARA ULISSES
Um rio imita o reno
O Nilo

Resenhas para Danúbio (3)

ver mais
Viagem dentro de uma viagem
on 10/8/20


O livro de Magris não é um relato de viagem qualquer, é um passeio por épocas, lugares, livros, cidades e pessoas, nas margens do velho rio que calmo, segue seu curso pelas guerras, pelos povos e pelos séculos. Levei um bom tempo para ler esse livro, percorri vários países, falei várias línguas e sinto como se não tivesse chegado ao fim, pois o rio encontra o mar, mas o mar não tem fim. Belíssimo relato da Europa Central, que requer paciência e boa vontade, como quase tudo que vale a ... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam3
Avaliações 4.1 / 17
5
ranking 41
41%
4
ranking 41
41%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Helena
cadastrou em:
12/04/2009 12:23:48
Jenifer
editou em:
13/09/2019 21:42:48