Danúbio

Danúbio Claudio Magris


Compartilhe


Danúbio





Publicado em 1986, "Danúbio" resulta de uma experiência de viagem feita pelo autor através da Europa Central no início da década de 1980. Às vésperas do desmoronamento da Cortina de Ferro, o germanista italiano Claudio Magris se vale do trajeto do grande rio europeu como fio condutor para percorrer de ponta a ponta a história cultural e política dos países que viram surgir Kafka e o Terceiro Reich, Elias Canetti e o campo de concentração de Mauthausen, Wittgenstein e o arquiduque Francisco Ferdinando, Freud e o carrasco nazista Adolf Eichmann.

Com um estilo sóbrio e cheio de empatia, ora alegre ora melancólico, o narrador reconstitui um mural cujas figuras parecem ganhar vida. Paisagens, personagens e reflexões se entrecruzam em um conjunto complexo e fascinante, no qual as maravilhas e os horrores do passado recente se apresentam com rara força.

Sem dogmatismos ou visões estereotipadas, Magris percorre esse campo minado da Europa recolhendo os fragmentos e as ruínas que a história foi amontoando ao longo do tempo. O resultado literário dessa viagem intelectual é, indiscutivelmente, uma obra-prima do século XX.


Edições (3)

ver mais
Danúbio
Danúbio
Danúbio

Similares

(9) ver mais
Respiração Artificial
UMA JANGADA PARA ULISSES
Um rio imita o reno
O Nilo

Resenhas para Danúbio (2)

ver mais
Lista de livros: Danúbio – Claudio Magris
on 24/2/17


“O amor não é suficiente para criar a poesia, mesmo que às vezes seja necessário.” * “Como bem sabia o Mefistófeles goethiano, a conversação e a sociabilidade humana são a condição em que cada um encontra realmente a si mesmo.” * “Endre Ady canta a “tétrica terra magiar”, declara-se “tristemente magiar”, e proclama que “os Messias magiares são mil vezes Messias” porque no seu país as lágrimas são mais salgadas e eles morrem sem nada ter redimido.” * “Todo grande escritor é engana... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam2
Avaliações 4.1 / 15
5
ranking 33
33%
4
ranking 47
47%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Helena
cadastrou em:
12/04/2009 12:23:48