Daqui Pra Baixo

Daqui Pra Baixo Jason Reynolds


Compartilhe


Daqui Pra Baixo (Intrínsecos #9)





Aos quinze anos, Will conhece intimamente a violência. Ela está no dia a dia do bairro, nos avisos para não voltar muito tarde, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Sussurros que agora falam da família dele, de seu irmão mais velho, seu herói.
"Daqui pra baixo" é a história de uma vingança contada pelo olhar do garoto cujo irmão foi baleado na rua onde ele mora. Um romance escrito em verso, que se passa em pouco mais de um minuto: o tempo que o elevador do prédio leva pra descer até o térreo, onde Will vai encontrar o assassino do irmão, vai apontar pela primeira vez uma arma na cara de alguém e vai atirar.
São só 67 segundos, mas nas circunstâncias de Will isso é muito tempo. Ele rememora as regras do bairro, sob as quais foi criado. A número 1 é não chorar. A número 2, nunca dedurar ninguém. A terceira e mais importante, se fazem algo com você, você tem que se vingar. Quem as ensinou a Will foi Shawn, seu irmão, e agora ele foi morto. As regras são o que restou.
A cada andar, a cada parada do elevador, a porta que se abre e se fecha rebela um rosto diferente, todos do passado de Will. Nenhum o julga nem evoca moralismos, mas conforme eles surgem e vão ocupando a cabine, ocupam também os pensamentos e sentmentos de Will. Como exatamente elevai manejar aquela arma? Ele sabe com certeza absoluta quem foi o assassino do irmão? Ele não vai errar o tiro? Cada rosto tem uma história de vida e de morte. Will, em questão de segundos, vai definir a dele.
Jason Reynolds escreveu "Daqui pra baixo" originalmente em prosa, depois em verso, e a narrativa em staccato que resultou dessa experimentação faz a emoção - a confusão, a revolta, o medo - do garoto armado que sai para vingar o irmão crescer também no peito de quem lê. Um livro impossível de ignorar.

Sirenes pra todo lado,
cada uivo cortando
o barulho da cidade.
Mas não os gritos.
Os gritos sempre são
mais altos que o resto.
Até que as sirenes.

Drama / Poemas, poesias / Jovem adulto / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Daqui Pra Baixo
Daqui Pra Baixo
Long Way Down

Similares

(3) ver mais
On The Come Up
Whisper Network
Fantasma

Resenhas para Daqui Pra Baixo (52)

ver mais
NÃO CHORE, NÃO DEDURE, SE VINGUE!
on 31/5/19


67 segundos, três regras marcam o ritmo desta história de Will, um adolescente de 15 anos, acostumado com a extrema violência do bairro que vive que se vê tendo que seguir as três regras do bairro após seu irmão ser assassinado. A história se passa dentro do elevador quando Will está prestes a executar a terceira regra. Porém o elevador para em cada andar e em cada parada uma pessoa entra e o faz repensar sua decisão. Diferente de tudo que eu já li. Me surpreendeu. A história foi es... leia mais

Vídeos Daqui Pra Baixo (12)

ver mais
O Livro Mais Importante do Ano | DAQUI PRA BAIXO | BOOKCRUSHES

O Livro Mais Importante do Ano | DAQUI PRA BA

Daqui Pra Baixo por Jason Reynolds | Editora Intrínseca | Intrínsecos | Leitura Mania

Daqui Pra Baixo por Jason Reynolds | Editora

Leituras de Junho | Louca dos livros 2019

Leituras de Junho | Louca dos livros 2019

Leituras de Junho | Louca dos livros 2019

Leituras de Junho | Louca dos livros 2019


Estatísticas

Desejam356
Trocam2
Avaliações 4.2 / 505
5
ranking 50
50%
4
ranking 35
35%
3
ranking 10
10%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

18%

82%

JuKirchhof
cadastrou em:
29/05/2019 11:08:05
Jéssica Plates
editou em:
01/07/2019 11:09:14