David Strauss - sectário e escritor

David Strauss - sectário e escritor Friedrich Nietzsche


Compartilhe


David Strauss - sectário e escritor


Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal




David Strauss - Sectário e Escritor



David Friedrich Strauss havia publicado A antiga e a nova fé, décadas depois de sua obra A vida de Jesus, causando grande impacto na sociedade européia da época que, sentindo ainda forte e benéfica brisa do Iluminismo, procurava se autodeterminar e também se libertar da milenar dominação ideológica e política do cristianismo.



Na esteira desse movimento, David Strauss surge como um fenômeno da teologia cristã dessacralizadora e desmitificadora. Cristo teria sido um impostor? De qualquer forma, as intervenções divinas de Jesus, narradas no Evangelho, não passavam de mitos e lendas. Isso é o que diz Strauss. Um ateu convicto, matador de Deus como Nietzche, se apressa em analisar e criticar as idéias propaladas por Strauss.



É um belo embate, uma boa briga. No campo de batalha, Nietzsche luta em duas frentes: ataca o autor do livro em minimiza a força de exército de seguidores de Strauss, infiltrado na sociedade alemã. O vencedor? Nietzsche? Não necessariamente.

Filosofia

Edições (2)

ver mais
David Strauss, Sectário e Escritor
David Strauss - sectário e escritor

Similares

(4) ver mais
Untimely Meditations
Wagner em Bayreuth
Schopenhauer Educador
Segunda Consideração Intempestiva

Resenhas para David Strauss - sectário e escritor (2)

ver mais
Erudito e viril
on 25/2/17


Rigoroso e irônico! Elitista e crítico! Arrogante e pretensioso! Profético e revoltado! Terrível e paternal! Na moral e cheio de vontade... Nietzsche em sua melhor forma troveja toneladas de alta cultura sobre o um modismo intelectual da época. Apesar do nome grande na capa, Strauss sai pequeno e depenado na tinta do nosso filólogo.... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam10
Avaliações 3.7 / 43
5
ranking 26
26%
4
ranking 30
30%
3
ranking 30
30%
2
ranking 14
14%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Vitor Joenk
cadastrou em:
29/06/2009 08:18:23