De onde vêm as boas ideias

De onde vêm as boas ideias Steven Johnson


Compartilhe


De onde vêm as boas ideias





Afinal, de onde vêm as boas ideias? Essa é uma pergunta que todos gostariam de saber responder. Steven Johnson consegue. O autor, de início, descarta o senso comum de que os grandes criadores já nascem geniais e, isolados em seus estúdios ou laboratórios, concebem as grandes descobertas. E dedica a sua pesquisa inicialmente à biologia, chegando à conclusão de que a evolução depende, mais do que de ambientes propícios para a sobrevivência, de meios em que espécies diferentes entrem em contato. No campo das ideias não é muito diferente.

Traçando a história por trás de quase duzentas descobertas e invenções, o autor comprova que um ambiente conectado, em que intuições circulam livremente, é mais propício para o surgimento de grandes invenções. No século XIX, por exemplo, um cientista projetou uma máquina semelhante aos computadores criados cem anos depois. Naquele momento, porém, o desenvolvimento do artefato parecia impossível, não havia tecnologias disponíveis para que o projeto fosse à frente. O ambiente não era propício para que a descoberta se concretizasse.

Johnson nos mostra, criando paralelos divertidos, inesperados e reveladores, os sete padrões fundamentais dos processos de inovação desenvolvidos pelo homem e pela natureza: as descobertas que surgem a partir de outras descobertas; as redes em que informações se chocam constantemente; as intuições lentamente construídas; as intuições acidentais; o aprendizado a partir dos erros; as invenções de uma área que encontram aplicação em outra; os processos generalizados de sedimentação do saber.

Com as ferramentas presentes nos dias de hoje, qualquer pessoa é capaz de criar algo inovador. É preciso, porém, saber cultivar. Como? Essa é mais uma pergunta que Johnson consegue responder.

Não-ficção / Negócios e Empreendedorismo

Edições (3)

ver mais
De onde vêm as boas ideias:
De onde vêm as boas ideias
De onde vêm as boas ideias

Similares

(1) ver mais
Tenho uma ideia

Resenhas para De onde vêm as boas ideias (8)

ver mais
Uma história da criatividade
on 30/6/20


Um livro que vale a pena ser lido. Não é um manual sobre como desenvolver a criatividade, mas sim uma apresentação de diversos fatos e dados que alimentam a criatividade e o desenvolvimento. Os paralelos feitos pelo autor são muito felizes e tornam a leitura fácil e instigante. Recomendo a leitura.... leia mais

Vídeos De onde vêm as boas ideias (1)

ver mais
Livros & NegoÌcios | Livro De onde veÌm as boas ideias - Steven Johnson

Livros & NegoÌcios | Livro De onde veÌm a


Estatísticas

Desejam164
Trocam1
Avaliações 4.2 / 193
5
ranking 46
46%
4
ranking 40
40%
3
ranking 10
10%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Rodrigo'
cadastrou em:
26/12/2015 21:36:36