De onde vêm as palavras

De onde vêm as palavras Deonísio da Silva


Compartilhe


De onde vêm as palavras


origens e curiosidades da língua portuguesa




A palavra viva está na boca do povo, mas nem todas as palavras se encontram nos dicionários. De onde vieram? O que queriam dizer na sua origem? Graças à sua curiosidade aguçada, o professor Deonísio da Silva, professor e Doutor em Letras pela USP e “botânico e jardineiro das palavras”, que escreve toda semana a coluna Etimologia da revista Caras, iniciou uma pesquisa, caçando milhares de palavras e reunindo seus achados em De onde vêm as palavras.

L.A.R.APIUS, por exemplo, era como assinava um juiz ladrão as sentenças que vendia na Antiga Roma. Foi al-Kharizm o matemático que inventou os algarismos. E al-Faráb o persa que guardava antigos manuscritos. O generalCrasso cometeu o primeiro erro crasso. Charles Boycott inventou o boicote. O alemão Ferdinand von Zeppelin deixou seu nome no zepelim. Um militar chamado Filipe ensejou a palavra filipeta.

Tripalium designava instrumento de tortura, de três paus. Alumnus, aluno, ealere, alimentar, são palavras do mesmo étimo. Salário veio de salarium, pagamento feito em sal. Alvará veio do árabe al-baraat, e quer dizer quitação. Tragédia procede de trágos, bode, em grego, porque nos rituais a deuses pagãos sacrificavam-se bodes.

Você embarca em navios, ônibus, trens, metrôs, aviões, carros, mas a barcado étimo permaneceu. O grego haîma, sangue, aparece em hemorragia, hematoma, hemácia, mas você faz exame de sangue!

O português é a última flor do latim. Mas nas encruzilhadas de ínvios caminhos recebeu afluência e influência de muitas outras línguas. E várias palavras mudaram de significado. Neste best-seller, De onde vêm as palavras, agora em 17ª edição, revista, atualizada e com acréscimos, os leitores vão encontrar antigos verbetes em nova redação e centenas de novos verbetes, que elucidarão as indagações do leitor mais perscrutador.

Dicionários

Edições (3)

ver mais
De onde vêm as palavras
De Onde Vêm as Palavras
De onde vêm as palavras

Similares

(7) ver mais
A Vida Intima das Frases
A vida íntima das frases
Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa
Historia Da Lingua Portuguesa

Estatísticas

Desejam24
Trocam1
Avaliações 3.8 / 11
5
ranking 36
36%
4
ranking 27
27%
3
ranking 18
18%
2
ranking 18
18%
1
ranking 0
0%

54%

46%

marciov79
cadastrou em:
15/12/2014 15:01:38
Taísa
editou em:
30/12/2016 08:09:11