De Profundis

De Profundis Oscar Wilde


Compartilhe


De Profundis





Reconhecido por seu distinto talento literário, Oscar Wilde também atrai grande interesse em função de sua vida pessoal, cuja reconstituição baseia- se em partes nos escritos biográficos e não ficcionais dentre os quais o mais famoso talvez seja a epístola De Profundis.
Já um autor prolífico e renomado, Wilde se envolveu com o jovem britânico Lord Alfred Douglas, a chamava de Bosie. Numa época em que a homossexualidade era considerada crime, a relação amorosa acabou custando ao escritor irlandês uma sentença de prisão por indecência grave em maio de 1845. Isolado da sociedade, Wilde continuou ocupando-se das letras enquanto estava encarcerado.
Numa dessas ocasiões, escreveu uma carta a Bosie que ganharia o título latino de De Profundis. Referência à passagem bíblica do salmo 130, a expressão em português, das profundezas metaforiza uma terrível angustia e, segundo alguns críticos a morte.
A epístola dá conta das dificuldades sofridas por um Wilde flagrantemente amargo e queixoso, que revive episódios de sua relação com Bosie por meio da escrita e reflete sobre a humanidade e os dilemas éticos da sociedade.
De Profundis corre por fora do cânone de Oscar Wilde, sendo uma obra menos estudada que clássicos como O Retrato de Dorian Gray.

Ensaios / Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira / LGBT / GLS

Edições (6)

ver mais
De Profundis
de Profundis
De Profundis
De Profundis

Similares

(5) ver mais
A Alma do Homem Sob o Socialismo
O Testamento de Oscar Wilde
De profundis y otros escritos de la cárcel
Os Grandes Julgamentos da História

Resenhas para De Profundis (14)

ver mais
on 25/8/09


A cada linha, sente-se o frio da prisão. Não a fortaleza construída de pedras, mas a prisão que ele mesmo criou para si.... leia mais

Estatísticas

Desejam75
Trocam4
Avaliações 4.2 / 385
5
ranking 49
49%
4
ranking 31
31%
3
ranking 17
17%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Janaina Muniz
cadastrou em:
25/07/2014 12:18:16
Daniel
editou em:
17/12/2014 15:53:28