De pueris (dos meninos)

De pueris (dos meninos) Erasmo de Roterdã


Compartilhe


De pueris (dos meninos)


A civilidade pueril




Filósofo holandês e o grande divulgador do humanismo renascentista no norte da Europa e Alemanha, Erasmo de Rotterdam (1467-1536) escreveu esta obra A Civilidade Pueril que, por cerca de três séculos indicou formas de garantir a pedagogia das boas maneiras, influenciando diretamente muitas práticas pedagógicas. Dados sobre essa obra de Erasmo apontam indistintamente referências às crianças e aos jovens, o que comprova que ele não as diferenciava, mas se referia a uma disciplina que servisse a todos indistintamente, e não só a jovens de elite, como era comum na época.

Erasmo também elaborou De Pueris, que literalmente significa Sobre os Meninos ou Dos Meninos - um texto onde o educador descortina o fundamento de tudo que vai orientar a vida em desenvolvimento do menino e dos adolescentes. Segundo ele, todo o processo educativo estaria pautado pelo alinhamento cultural orientado pelo humanismo e, além de seus estudos na área pedagógica, o filósofo também foi um erudito dedicado à teologia, retórica e aos estudos clássicos.


Edições (1)

ver mais
De pueris (dos meninos)

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam2
Avaliações 3.5 / 12
5
ranking 25
25%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Vitor Joenk
cadastrou em:
20/12/2010 13:17:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR