De Pueris (Dos Meninos) - A Civilidade Pueril

De Pueris (Dos Meninos) - A Civilidade Pueril Erasmo de Roterdã


Compartilhe


De Pueris (Dos Meninos) - A Civilidade Pueril





Erasmo de Rotterdam, depois de vivenciada a dolorosa vida de aluno na escola dos frades franciscanos, onde reinava a velha pedagogia dos catigos físicos e da pura memorização de textos de cunho religioso e pietista, decide abrir novos horizontes para a ciência e arte da educação. Além do opúsculo sobre as boas maneiras (A Civilidade Pueril), ele elabora um texto menos acalentado, onde o educador descortina o fundamento de tudo que vai orientar a vida em desenvolvimento do menino e do adolescente. Eis o significado pedagógico deste livro De Pueris, literalmente, Sobre os Meninos ou Dos Meninos.
Todo o processo educativo, segundo Erasmo, está pautado pelo alinhamento cultural da época, a saber, o humanismo. Após tantos séculos em que era destacada apenas a dimensão teológica e religiosa do homem, agora, os pensadores de proa buscam fundamentar o valor do homem em sua própria estrutura existencial. O homem, enfim, vale por si e em si.

Edições (1)

ver mais
De Pueris (Dos Meninos) - A Civilidade Pueril

Similares

(2) ver mais
O Processo Civilizador
Lazarillo de Tormes

Estatísticas

Desejam7
Trocam4
Avaliações 3.7 / 15
5
ranking 33
33%
4
ranking 27
27%
3
ranking 20
20%
2
ranking 13
13%
1
ranking 7
7%

45%

55%

Fotossíntese
cadastrou em:
15/08/2009 21:11:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR