De Volta do Inferno

De Volta do Inferno Ian Kershaw


Compartilhe


De Volta do Inferno


Europa 1914-1949




No verão de 1914, grande parte da Europa mergulhou numa guerra catastrófica. A geopolítica do continente foi abalada de tal forma que seus feitos são visíveis até hoje. O desastre traumatizou os sobreviventes, chocados com o fato de que uma civilização que se pretendia um modelo para o resto da humanidade tinha colapsado sob uma selvageria sem precedentes.

Em 1939, um conflito ainda pior teria início - uma guerra em que o assassinato de civis era parte central da estratégia e que culminou no Holocausto, com um total de 40 milhões de vítimas. Seu vasto retrato é construído a partir quatro eixos. Em primeiro lugar, a ascensão do nacionalismo étnico, que contribuiu para o fim dos impérios Austro-Húngaro, Otomano e russo. Em seguida, as demandas por revisão das fronteiras entre França e Alemanha, no Leste Europeu, na Europa Central e em todos os Balcãs.

O terceiro eixo é o conflito de classes, à medida que os trabalhadores e o incipiente movimento socialista se insurgiam contra os patrões e a aristocracia, sobretudo a partir da Revolução Bolchevique em 1917. Por fim, a crise do capitalismo, que atingiu a Europa em cheio no início dos anos 1930 e ajudou a preparar o terreno para o nazismo.

"De volta do inferno" conta essa história com humanidade, estilo e originalidade. Kershaw faz uma reconstituição impecável dos eventos-chave desse período turbulento, mas também examina seu impacto sobre quem o vivenciou e suas consequências para o mundo contemporâneo.

História / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
De Volta do Inferno

Similares

(13) ver mais
Até ao Fim
O Fim do Terceiro Reich
A Civilização do Ocidente Medieval
The Pursuit of Power: Europe, 1815-1914

Resenhas para De Volta do Inferno (3)

ver mais
Cansativo...
on 4/6/17


Focado na história política, o livro é complexo e cansativo. O autor perde um tempo enorme focado na dicotomia "direita/esquerda" e acaba resumindo sua análise dos fatos a isso. Demorei meses para terminar a leitura... li vários livros junto com esse. Quase desisti. Já não aguentava mais ler sobre o movimento comunista em diversos países europeus e sobre as forças imperialistas de direita atuantes. Quase nada sobre o dia a dia do povo. Nada sobre os conflitos armados do ponto de vista... leia mais

Estatísticas

Desejam52
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 22
5
ranking 50
50%
4
ranking 27
27%
3
ranking 18
18%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

62%

38%

João gregorio
cadastrou em:
29/09/2016 02:41:59
Cioran E.
editou em:
25/10/2017 15:43:23