Delírio, Poesia e Morte

Delírio, Poesia e Morte Álvares de Azevedo
Luciana Fátima


Compartilhe


Delírio, Poesia e Morte


A Solidão de Álvares de Azevedo




Em um surpreendente exercício de alteridade, Luciana Fátima dá voz à trajetória de um dos maiores expoentes do Romantismo brasileiro: Álvares de Azevedo. Poderíamos afirmar que este livro é uma biografia romanceada do jovem poeta, mas isso seria simplificar demais, pois ele é, também, o testemunho humanizante de uma São Paulo em formação. Como afirma Bruno Matangrano, no prefácio, “Luciana captou o espírito dos oitocentos [e da cidade], tomando para si a voz do poeta. De tanto ler as obras de Azevedo e pesquisar sobre ele, tornaram-se amigos.”

A trágica lira azevediana ecoa por todas as páginas, pelas quais a autora busca reconstruir os passos, não apenas de Azevedo, mas, também, de outros importantes personagens da cena Romântica que se desenrolava ao redor da Academia de Direito, no século XIX. A vida do poeta pode ter sido curta, mas certamente foi intensa e cheia de aventuras. E agora podemos acompanhar seus passos, desde o nascimento (seria verdade que foi na biblioteca da Academia?) até o precoce e triste fim – que Luciana narra de maneira bela e emocionante.

Romance / Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Delírio, Poesia e Morte

Similares

(22) ver mais
Nevermore
Álvares de Azevedo
Álvares de Azevedo: Obra Completa
Lira dos Vinte Anos

Resenhas para Delírio, Poesia e Morte (4)

ver mais
Uma leitura magnífica!
on 19/7/18


Um livro primoroso, com uma apresentação convidativa, uma bela diagramação tendo em todo o decorrer do livro fotos realizadas pela própria autora de esculturas tumulares. Uma apresentação certeira para relatar a trajetória do nosso poeta que tinha a morte como sua eterna amante. O jovem poeta gótico retratava a morte como sua bela amada em algumas vezes a desafiava em outras a entendia. Luciana foi tão precisa que se apossou da existência do jovem Maneco. Tive todo o tempo a certeza d... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam1
Avaliações 4.6 / 19
5
ranking 74
74%
4
ranking 16
16%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Heidi Gisele Borges
cadastrou em:
03/06/2015 11:17:58