Demerara

Demerara Wagner G. Barreira


Compartilhe


Demerara





O romance de estreia de Wagner G. Barreira conta a trajetória do jovem Bernardo, que embarca no navio que trouxe a gripe espanhola para o Brasil — e dá nome ao livro.

Bernardo nasceu na Galícia, no norte da Espanha. Ainda criança foi para um orfanato na cidade de Vigo, onde estudou e perdeu a chance de se tornar padre. Em 1918, dois anos após deixar a instituição, leva uma vida errante, vivendo de pequenos golpes ao redor do porto. Convencido por um amigo e precisando desaparecer por um tempo, embarca no vapor Demerara a caminho da América do Sul, na mesma viagem que trouxe a pandemia de gripe espanhola para o continente.

Mistura de ficção e eventos históricos, o livro de Wagner G. Barreira dá voz ao narrador personagem ao relatar a travessia do Atlântico, a acusação de ter assassinado o amigo, a prisão em Santos, a convivência com infectados pelo vírus, a fuga para São Paulo e as dificuldades de adaptação na cidade em construção pelas mãos de imigrantes de todo o mundo.

Demerara nasceu a partir de conjeturas sobre as origens do avô paterno de Barreira. De Bernardo, o protagonista e narrador, pouco se sabe de fato: era galego, chegou ao Brasil no navio Demerara e morreu no dia do batizado do único filho. Fora esses três fatos, tudo mais é ficção, tentativa de recriar a vida do antepassado a partir do ponto de vista do escritor, que fez uma abrangente pesquisa sobre os fatos históricos do período.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Demerara

Similares


Resenhas para Demerara (0)

ver mais
Livro belíssimo!
4 days, 4 hours ago


A Editora Instante mora no meu coração. Acompanho com carinho seu trabalho sério e diferenciado. Quando eu soube deste lançamento, motivos para querer ler Demorara não faltaram. Amo livros com temáticas históricas e adoro livros escritos por jornalistas. E assim mergulhei nesta leitura densa, sofrida e ao mesmo tempo necessária. Numa mistura de ficção com romance histórico, vamos acompanhar a vida de Bernardo desde seu nascimento na Galícia, norte da Espanha. O menino que perdeu os pa... leia mais

Vídeos Demerara (1)

ver mais
FESTA VIRTUAL DO LIVRO DA USP 2020 - DICAS DE EDITORAS | Ana Carolina Wagner

FESTA VIRTUAL DO LIVRO DA USP 2020 - DICAS DE


Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 75
75%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

11%

89%

Jenifer
cadastrou em:
29/09/2020 19:48:56
Jenifer
editou em:
29/09/2020 19:49:13