"Tem os seus percalços o ofício do crítico de jornal e talvez o maior deles seja a exigência da resposta rápida à provocação da obra de arte. No entanto, é em razão da simultaneidade entre a percepção e a escritura que se imprime o primeiro registro do trabalho do espetáculo sobre a sensibilidade. Neste embate diário, os melhores críticos afiam o instrumental teórico para fundamentar na prática os conceitos e iniciar o vôo ensaístico conectando o particular ao universal, distinguindo o fenômeno episódico do fato relevante para a trama maior da história. São desse feitio os escritos reunidos neste volume.
Revelam a um só tempo o engajamento pessoal suscitado pela experiência das obras e as múltiplas veredas nos campos da estética e da história que se desdobram a partir desse contato fugaz.
Da prática jornalística deriva o propósito de orientar o leitor para que possa usufruir plenamente a arte cênica. Observa-se em cada linha o compromisso generoso de um estilo substancial no conteúdo e claro na enunciação. Habituado também à navegação de longo curso - é autor de livros fundamentais para o entendimento da cultura brasileira - Sábato Magaldi entrelaça aos temas focalizados a história, as teorias estéticas e o aparato judicativo da crítica militante. São contemplados sob essa perspectiva dramaturgos, intérpretes e personagens exponenciais invisíveis para o espectador como teóricos, encenadores, pedagogos, cenógrafos e a elusiva figura do animador teatral. Através da concisão destes escritos pode-se reconhecer a um só tempo a pesquisa erudita e o sólido alicerce fincado na vida quotidiana do teatro brasileiro."
Mariângela Alves de Lima
Artes