Depressões

Depressões Herta Müller


Compartilhe


Depressões





Depressões (Niederungen), publicado em 1982, é a obra de estreia de Herta Müller, romena de língua alemã hoje radicada em Berlim. O cenário destas histórias é o Banat, região limítrofe da Romênia com a Hungria e a Sérvia, onde se estabeleceram colonos alemães desde fins do século XVII.
Uma jovem narra uma crônica de aldeia: a vida cotidiana de sua família, numa comunidade fechada que parece viver nos confins do mundo. A época retratada vai desde o fim da Segunda Guerra Mundial até os anos 1980, quando o país vivia dentro dos parâmetros do socialismo, com cooperativas voltadas para o cultivo de milho e a criação de gado.
A atmosfera social é caracterizada pela ausência de amor, de alegria e de esperança. As crianças são educadas por meio de constante repressão e bofetadas. O convívio entre pai e mãe é tenso e rude. Ele costuma se embriagar, a espanca e a trai com outra mulher. Ela se refugia no choro. Os indivíduos e a coletividade em volta passam seus dias na rotina. Viver para eles é envelhecer, adoecer e esperar a morte. A percepção desse cotidiano desiludido é de uma concretude e precisão que lembram o estilo de Kafka.
Depressões não foi escrito para quem procura consolo ou palavras edificantes. Este livro encara um cotidiano vazio e sempre igual, que os nossos programas midiáticos de diversão fazem de conta que não existe.

Willi Bolle
Professor de Literatura Alemã da Universidade de São Paulo

Edições (2)

ver mais
Depressões
Depressões

Similares

(3) ver mais
O rei se inclina e mata
Sempre a Mesma Neve e Sempre o Mesmo Tio
Liquidação

Resenhas para Depressões (9)

ver mais
Depressões
on 27/5/13


São quinze contos terríveis, contos que só serão tolerados e lidos sem medo, do primeiro ao último e sem interrupções, por um leitor bem humorado ou otimista, nem um pouco estressado, leitor que esteja de bem com a vida e seja suficientemente curioso, pois caso contrário é fácil abandoná-los sem dó. Trata-se de "Depressões", o primeiro livro publicado de Herta Müller. Ela o publicou em alemão, em 1982, quando ainda morava na Romênia. Uma segunda versão foi publicada em 1984, quando já ... leia mais

Vídeos Depressões (2)

ver mais
Leituras de Novembro 2018 + Sorteio TAG Inéditos

Leituras de Novembro 2018 + Sorteio TAG Inédi

Resenha #47 Depressões, de Herta Müller | Um livro de contos belamente cru!

Resenha #47 Depressões, de Herta Müller | Um


Estatísticas

Desejam62
Trocam1
Avaliações 3.7 / 94
5
ranking 20
20%
4
ranking 44
44%
3
ranking 29
29%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

35%

65%

Helena
cadastrou em:
27/06/2010 21:38:52