Design Para Um Mundo Complexo

Design Para Um Mundo Complexo Rafael Cardoso


Compartilhe


Design Para Um Mundo Complexo





Esta obra discute o papel do design em nossa época, caracterizada ao mesmo tempo pelo excesso de informação e imaterialidade. O autor ressalta que, para que o design seja efetivo no mundo atual, deve-se considerar sua complexidade como “um sistema composto de muitos elementos, camadas e estruturas”. E cita a internet como maior exemplo: uma rede complexa a ponto de não ser inteligível. Seu livro é o oposto: expõe os dilemas dessa complexidade de maneira clara e acessível, tanto para o leigo quanto para o estudioso.

Design para um mundo complexo atualiza a discussão proposta por Design para o mundo real, publicado há quarenta anos, em 1971. Seu autor, o designer norte-americano Victor Papanek, alertava para a perda de sentido do design de matriz modernista crescente e perversamente estetizado em face de um mundo assolado pela miséria, violência e degradação, e conclamava os designers a saírem de seu universo autoreferente para projetarem soluções para o mundo real.

Design / Filosofia

Edições (1)

ver mais
Design Para Um Mundo Complexo

Similares

(9) ver mais
Pensar com tipos
Design em diálogo
Teoria do design gráfico
Intuição, Ação, Criação

Resenhas para Design Para Um Mundo Complexo (12)

ver mais
#7 Design para um Mundo Complexo

Leitura obrigatória da disciplina de Teoria e Crítica do Design, o livro de Rafael Cardoso traz uma abordagem contextualizada do design no mundo em que vivemos. Começando com a origem na revolução industrial, o autor traz o desenvolvimento do design, desde quando tudo eram máquinas, até a atualidade em que tudo são redes e conexões. Trata constantemente sobre a relação forma-função, apresentando os conceitos de funcionalidade, uso, significados e materialidade em projetos. Discute a q... leia mais

Estatísticas

Desejam84
Trocam2
Avaliações 4.1 / 268
5
ranking 41
41%
4
ranking 40
40%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Rodrigo
cadastrou em:
19/01/2012 14:00:07
Naieni
editou em:
23/11/2016 13:58:28