Devorando o Vizinho: uma História do Canibalismo

Devorando o Vizinho: uma História do Canibalismo Daniel Diehl


Compartilhe


Devorando o Vizinho: uma História do Canibalismo





O livro conta, assim, as várias histórias dos diversos canibalismos, dividindo-os em dois grandes grupos: os que envolvem religião, rituais e ritos mágicos, classificados como canibalismo cultural (Parte Um), e os que envolvem indivíduos ocidentais, classificados como casos de estudo (Parte Dois).

Mas como, tratando-se de um assunto que é a própria definição da palavra tabu, não poderia deixar de haver a respeito muita ficção (no sentido lato), o livro abre com um capítulo intitulado: Uma palavra de prevenção: canibalismo em mitos, lendas, folclore e ficção. Para fechar com um capítulo cujo título indigesto, que é: Uma onda crescente de comedores de carne? O futuro do canibalismo.

É inevitável dizer que se trata de um tema saboroso: mesmo porque não há quem não tenha, alguma vez na vida, se perguntado sobre o sabor da carne humana. Mas o livro é saboroso também no sentido de apresentar os diversos sabores de várias culturas que praticaram o canibalismo. Assim como o sabor amargo (e tão assustador quanto fascinante) dos predadores sociais que o praticam entre nós.

Pois a carne humana pode entrar para o cardápio por um sentido mágico e religioso (forma de absorver a coragem e a força dos inimigos ou a sabedoria e o humor dos amigos), porque a fome, a miséria ou a guerra não deixaram outra opção, ou como manifestação paroxística de poder na mente insaciável de um predador psicossexual.

Misturando o rigor necessário (com fontes que vão da literatura antiga à arqueologia) ao humor possível, Daniel Diehl e Mark P. Donnelly apresentam, enfim, o cardápio completo sobre o tema, dos âmbitos cultural e antropológico ao âmbito criminal, em que deixaram marca profunda os mais famosos e infames canibais ocidentais, à la Hannibal Lecter (incluindo, não por acaso, o caso real que inspirou o personagem).

Edições (1)

ver mais
Devorando o Vizinho: uma História do Canibalismo

Similares


Resenhas para Devorando o Vizinho: uma História do Canibalismo (2)

ver mais
Fraco, na antropologia
on 17/4/09


Apenas 10% do livro apresenta o canibalismo na visão antropológica. O pouco que é apresentado somente relata alguns casos de canibalismo na África, China, Brasil, entre outros, relacionando-o com cultura e religião, mas bem superficialmente, o que decepcionou muito. Os outros 90% do livro servem para contar com riquezas de detalhes nauseantes os crimes cometidos por assassinos canibais. Apesar de ler o livro todo, não gostei, talvez por preconceito pelo tema e por esperar que a ênfase ... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 4.2 / 45
5
ranking 40
40%
4
ranking 49
49%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Ana C.
cadastrou em:
27/02/2009 13:23:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR