Diário de um Homem Supérfluo

Diário de um Homem Supérfluo Ivan Turguêniev


Compartilhe


Diário de um Homem Supérfluo (Coleção Leste)





Publicado em 1850, o Diário de um homem supérfluo, de Ivan Turguêniev (1818-1883), ocupa um lugar de destaque na história da literatura. É nele que pela primeira vez o termo lichnii, "supérfluo", foi usado para designar um dos tipos mais característicos da grande prosa russa do século XIX - o "homem supérfluo". Se tal figura já possuía antecedentes em obras de outros autores, é com Turguêniev que ele alcança sua formulação psicológica mais aguda.

O escritor tinha a incrível capacidade de perceber as forças sociais em movimento na sua época e dar-lhes representação literária precisa. Nesta novela, que tem a forma de um diário íntimo, um jovem à beira da morte reflete sobre a sua infeliz paixão por Liza, filha de um proprietário de terras na província, e sobre seu sentimento de desajuste com a vida, próprio da geração que cresceu sob o regime repressivo do tsar Nicolau I. Por meio de suas confissões, o leitor tem acesso a um vívido retrato da sociedade russa do século XIX.

A prosa sensível e cuidada de Ivan Turguêniev ganha uma versão à altura na tradução atenta e rigorosa de Samuel Junqueira, que assina também o posfácio desta edição, no qual esclarece a importância desta obra-chave da literatura russa, agora pela primeira vez publicada no Brasil.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Diário de um Homem Supérfluo

Similares

(12) ver mais
Misterio-bufo
Uma História Desagradável
O Marcador de Página
Sobre Isto

Resenhas para Diário de um Homem Supérfluo (7)

ver mais
Excelente!

Escrito em 1850, foi um marco na literatura russa, pois nessa obra foi usada pela primeira vez a figura do "homem supérfluo": um homem geralmente jovem, nobre, culto, mas totalmente incapaz de colocar aquilo que sabe em prática, de agir, seja por culpa de sua criação ou do sistema em que vive. Essa característica de "supérfluo" foi usada depois por outros autores. São 70 páginas escritas em forma de diário, por um homem de 30 anos prestes a morrer e que decide contar um pouco de sua v... leia mais

Estatísticas

Desejam61
Trocam1
Avaliações 4.0 / 70
5
ranking 34
34%
4
ranking 41
41%
3
ranking 24
24%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Cioran E.
cadastrou em:
24/10/2018 22:09:55
Cioran E.
editou em:
09/12/2018 01:26:18