Diário de um Homem Supérfluo

Diário de um Homem Supérfluo Ivan Turguêniev


Compartilhe


Diário de um Homem Supérfluo (Coleção Leste)





Publicado em 1850, o Diário de um homem supérfluo, de Ivan Turguêniev (1818-1883), ocupa um lugar de destaque na história da literatura. É nele que pela primeira vez o termo lichnii, supérfluo, foi usado para designar um dos tipos mais característicos da grande prosa russa do século XIX - o "homem supérfluo". Se tal figura já possuía antecedentes em obras de outros autores, é com Turguêniev que ele alcança sua formulação psicológica mais aguda.

O escritor tinha a incrível capacidade de perceber as forças sociais em movimento na sua época e dar-lhes representação literária precisa. Nesta novela, que tem a forma de um diário íntimo, um jovem à beira da morte reflete sobre a sua infeliz paixão por Liza, filha de um proprietário de terras na província, e sobre seu sentimento de desajuste com a vida, próprio da geração que cresceu sob o regime repressivo do tsar Nicolau I. Por meio de suas confissões, o leitor tem acesso a um vívido retrato da sociedade russa do século XIX.

A prosa sensível e cuidada de Ivan Turguêniev ganha uma versão à altura na tradução atenta e rigorosa de Samuel Junqueira, que assina também o posfácio desta edição, no qual esclarece a importância desta obra-chave da literatura russa, agora pela primeira vez publicada no Brasil.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Diário de um Homem Supérfluo

Similares

(13) ver mais
Misterio-bufo
Uma História Desagradável
O Marcador de Página
Sobre Isto

Resenhas para Diário de um Homem Supérfluo (23)

ver mais
on 21/1/20


Para entender a profundidade dessa obra, é essencial conhecer o contexto político social em que foi escrito. Em 1812 Napoleão invadiu a Rússia Oriental, obrigando o Czar Alexandre I a mobilizar o exército russo e criando um sentimento de união nacional até então raramente visto e culminando na marcha do exército russo em Paris em 1914. Os oficiais russos, jovens de famílias abastadas, durante a marcha puderam vislumbrar a diferença cultural e tecnológica entre a Rússia e o restan... leia mais

Estatísticas

Desejam98
Trocam1
Avaliações 4.1 / 204
5
ranking 37
37%
4
ranking 48
48%
3
ranking 14
14%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Cioran E.
cadastrou em:
24/10/2018 22:09:55
C
editou em:
12/06/2020 18:48:22