Direitos Coletivos Ambientais e a Exploração (In) Sustentável das Águas Minerais

Direitos Coletivos Ambientais e a Exploração (In) Sustentável das Águas Minerais Bergson Cardoso Guimarães


Compartilhe


Direitos Coletivos Ambientais e a Exploração (In) Sustentável das Águas Minerais (Mineração e Desenvolvimento Sustentável #3)





A emergência dos direitos coletivos ambientais, como consequência dos conflitos da sociedade de massa, cria novas concepções, nascidas de uma imposição dos fatos sociais e da sociedade de risco. O reconhecimento dos direitos difusos constitui parte de um movimento do pensamento jurídico que, sob o enfoque do acesso à justiça, insere-se em um plano maior que trata da representação democrática, onde estão incluídos o acesso aos bens de uso comum e o direito a uma sadia qualidade de vida.

Nesse quadrante de discussão, o presente livro pretende fazer uma avaliação dos aspectos fundamentais envolvendo a atual exploração de águas minerais na legislação brasileira, trazendo apontamentos conceituais que visam oferecer subsídios e propostas para uma nova ordem jurídico-ambiental. Os conflitos em torno da exploração dos recursos hídricos minerais trazem um paradigma novo que remete a uma necessidade de analise conceitual envolvendo uma legislação reguladora da década de 30 e 40.

Além do fenômeno das externalidades negativas, analisa-se aqui a atividade das empresas públicas e privadas, a identidade histórica das cidades produtoras de água mineral com tal bem e a validade do conceito de desenvolvimento sustentável, ante a possibilidade de esgotamento desse recurso natural, e a super-exploração globalizada da água como bem econômico.

Direito

Edições (1)

ver mais
Direitos Coletivos Ambientais e a Exploração (In) Sustentável das Águas Minerais

Similares


Resenhas para Direitos Coletivos Ambientais e a Exploração (In) Sustentável das Águas Minerais (0)

ver mais
Água como direito
on 9/3/21


Eu gostaria de fazer uma resenha ao nível do livro, mas me reconheço inepto. Embora dividido em cinco capítulos, podemos dividir o livro em três partes, a saber, (1) um pouco de direito ambiental e direito minerário, no tocante à água; (2) histórico sobre as estâncias hidrominerais do sul de Minas, assim como os casos dos conflitos; e, (3) sugestões de solução dos problemas. O interessante de se ler um livro jurídico, na posição de leigo, é o aprendizado do léxico do meio, mesmo com... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

João gregorio
cadastrou em:
06/11/2018 08:39:58
denis.caldas
editou em:
11/08/2020 16:20:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR