Divina Comédia - O Conto Imortal

Divina Comédia - O Conto Imortal Dante Alighieri


Compartilhe


Divina Comédia - O Conto Imortal (Grandes Clássicos)


La Divina Commedia




Adaptado por Piero Selva, apresenta a viagem ao inferno e ao purgatório feita por Dante. Ideal para jovens entrarem em contato com os grandes clássicos da literatura universal. |...| Este é um dos volumes da Coleção Grandes Clássicos, da qual fazem parte obras, como ´A Odisséia - as aventuras de Ulisses´, ´Eneida - a aventura de Enéias´ e ´Os cavaleiros da távola redonda´. Em versões adaptadas e ilustradas, estas obras trazem questionamentos sobre valores e conflitos existenciais, que não se modificam através do tempo ou do espaço.

Nesta versão adaptada e ricamente ilustrada da Divina Comédia, as Edições Paulinas oferecem subsídios aos professores do ensino fundamental e médio para trabalhar a história com alunos jovens e adolescentes. O texto, uma das obras fundamentais da Idade Média, consiste num poema alegórico, épico teológico, dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Originalmente, cada parte está composta de trinta e três cantos, divididos em estrofes de três versos.

O poeta florentino relata a sua própria viagem de Redenção -- na Semana da Páscoa de 1300 -- desde o momento em que se vê irremediavelmente perdido "na selva escura" em uma floresta de erros. Salvo por intermédio de Virgílio e Beatriz, é guiado a uma Odisseia do Inferno ao Purgatório e, finalmente remido e purificado, ao Paraíso; onde reconhece e identifica várias personalidades da sua época: do passado, do presente e do futuro; mitológicos, bíblicos, do Antigo ao Novo Testamento. De acordo com o ponto de vista teológico e moral do poeta, cada pessoa, com seus vícios ou virtudes, ia sendo encontrada ora no inferno, ora no purgatório, ora no paraíso. . .

[Se tivesse vivido em nossa época, Dante teria encontrado no reino das trevas nossos políticos corruptos, criminosos de colarinho branco , homicidas, aliciadores, estelionatários. Muitos de nossos contemporâneos, no entanto, poderiam ser encontrados no Paraíso, como Gandhi, Luther King, Tereza de Calcutá, Oscar Romero, pessoas que dedicaram suas vidas ao bem do próximo].

Aventura / Biografia, Autobiografia, Memórias / Cinema / Comunicação / Crônicas / Drama / Entretenimento / Ficção / Filosofia / Geografia / História / História Geral / Infantojuvenil / Jovem adulto / Política / Religião e Espiritualidade / Romance / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Divina Comédia - O Conto Imortal

Similares

(73) ver mais
Eneida
Em Mares Nunca Navegados
O Grande Abismo
Divina Commedia

Resenhas para Divina Comédia - O Conto Imortal (1)

ver mais
on 11/7/10


Tentei ler três vezes, mas só fui até o quarto capítulo... ... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 41
5
ranking 56
56%
4
ranking 27
27%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Navi
cadastrou em:
27/01/2010 00:46:36
orffeus
editou em:
31/08/2019 12:43:56