do Amor

do Amor Stendhal


Compartilhe


do Amor





De onde surge o amor? O que transforma um sentimento de simpatia numa paixão avassaladora? O que acontece com quem é presa de tal fenômeno? E qual o papel do ciúme?
Partindo de tais questionamentos e de sua própria história pessoal (mais especificamente uma desilusão amorosa), Stendhal (1783-1842) escreveu, em 1820, Do amor, a um só tempo uma fisiologia da paixão e uma confissão íntima. Dois anos depois seria publicado o livro, contendo a idéia que se tornaria célebre da "cristalização amorosa": a pessoa apaixonada cristaliza-se, isto é, fica paralisa­da, perde a habilidade de agir e raciocinar, sobretudo em presença do ser amado.
Em 1818, Stendhal, que vivia então em Milão, havia sido apresenta­do a Matilde Dembowski, beldade lombarda casada com um oficial do exército polonês. Matilde, que era conhecida como uma mulher virtuosa e de fibra, não perdoou o escritor quando este, apaixonado, seguiu-lhe numa viagem ao interior da Itália, comprometendo sua reputação. O rompimento deixou Stendhal arrasado.
Por isso Matilde, embora nem sempre nomeada, faz-se sentir inúmeras vezes em Do amor e das diversas fases dessa doença (como o próprio autor chamou o livro certa vez). Também nesta obra, apesar de romântico, Stendhal mostra-se um precursor do feminismo, ao abordar as relações espinhosas entre sexo, moral e religião.
Um livro, tal como o sentimento, para ser desfrutado em todo o seu esplendor e em toda sua complexidade.

Literatura Estrangeira

Edições (6)

ver mais
do Amor
Do amor
Do Amor
Do Amor

Similares

(2) ver mais
Esboço Para Uma Teoria das Emoções
Antologia Poética

Resenhas para do Amor (3)

ver mais
on 29/3/10


Gostaria de descrever as inúmeras sensações e reflexões que esse livro me trouxe. Impossível! Ao contrário de Stendhal que narra muito bem histórias diversas de amor e vaidade, não sei usar bem as palavras para classificar essa obra-prima literária. Só uma coisa digo: uma leitura de imenso prazer!... leia mais

Estatísticas

Desejam53
Trocam2
Avaliações 3.6 / 44
5
ranking 23
23%
4
ranking 34
34%
3
ranking 30
30%
2
ranking 9
9%
1
ranking 5
5%

41%

59%

setimofilho88
cadastrou em:
26/03/2009 00:48:16
uma leitora
editou em:
19/06/2020 11:15:39