Do Contrato Social

Do Contrato Social Jean-Jacques Rousseau


Compartilhe


Do Contrato Social


ou Princípios do direito político




“O homem nasceu livre, e em toda parte vive acorrentado. O que se crê amo dos outros não deixa de ser mais escravo que eles. Como essa mudança se deu? Não sei. O que a pôde tornar legítima?”
Este é o famoso enunciado que abre Do contrato social, tratado político escrito pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau e publicado pela primeira vez em 1762. Polêmico e controverso, o livro suscitou um debate que dura até os dias de hoje e que atravessa muitos campos do conhecimento humano.
Rejeitando a ideia de que qualquer um tem o direito natural de exercer autoridade sobre o outro, Rousseau defende um pacto, o “contrato social”, que deveria vigorar entre todos os cidadãos de um Estado e que serviria de fonte para o poder soberano. Aos olhos de Rousseau, é a sociedade que degenera o homem, ele próprio um animal com pendor para o bem.
Extraído de uma obra maior, “iniciada outrora sem ter consultado minhas forças e abandonada faz tempo”, este é um livro que trata de questões ligadas à política e à lei, à liberdade e à justiça. A sociedade imaginada por Rousseau foi considerada por muitos um modelo de totalitarismo, e para outros foi uma poderosa declaração de princípios democráticos.
Esta edição inclui prefácio do cientista político Maurice Cranston, em que ele examina as ideias políticas e históricas que influenciaram Rousseau.

Filosofia / Política / Sociologia

Edições (35)

ver mais
Do Contrato Social
Do Contrato Social
Do Contrato Social
Do Contrato Social

Similares

(59) ver mais
Emílio
Dicionário Rousseau
Filosofia e Educação no Emílio de Rousseau
O Príncipe

Resenhas para Do Contrato Social (100)

ver mais
Princípios da Libertação

"As almas baixas não crêem de modo algum nos grandes homens: escravos vis sorriem com ar de troça à palavra liberdade". Apesar de concebida no longinquo século XVIII, a bibliografia de Jean-Jacques Rousseau exibe uma linguagem contemporânea e realista, muito à frente de seu tempo. Inspirador dos preceitos de liberdade, igualdade e fraternidade que moldaram o Iluminismo, culminando posteriormente na Revolução Francesa e influencia dos principais pensadores socialistas, "O Contrato Socia... leia mais

Vídeos Do Contrato Social (4)

ver mais
O Contrato Social, Rousseau  Audiolivro, Livro 1

O Contrato Social, Rousseau Audiolivro, Livr

O Contrato Social, Rousseau  Audiolivro, Livro 2

O Contrato Social, Rousseau Audiolivro, Livr

O Contrato Social, Rousseau. Livro 3.

O Contrato Social, Rousseau. Livro 3.

O Contrato Social, Rousseau, Livro 4, Audiobook.

O Contrato Social, Rousseau, Livro 4, Audiobo


Estatísticas

Desejam368
Trocam75
Avaliações 3.8 / 2.782
5
ranking 29
29%
4
ranking 38
38%
3
ranking 26
26%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

48%

52%

deborap
cadastrou em:
13/05/2011 18:56:50
Rafael
editou em:
26/11/2021 20:58:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR