Esta obra é a continuação lógica de meus estudos sobre o Ser Subconsciente.
Seu objetivo é compreender, numa síntese mais completa e mais vasta, a evolução coletiva e a evolução individual. Sua realização se inspira no mesmo procedimento:
exprimir as idéias com a maior simplicidade, a maior clareza e a maior concisão possível; evitar as longas análises ou os desenvolvimentos; afastar sobretudo as digressões fáceis, de caráter imaginário ou poético. Eu quis, antes de tudo, criar uma obra de síntese e essa síntese deve ser considerada em si mesma, fora e acima dos detalhes negligenciados ou voluntariamente omitidos. Não é, de fato, uma só das questões consideradas que necessitaria, para ser aprofundada, do esforço de toda uma vida. É obra própria de analistas e eu a deixo para eles. A minha é outra, já que visa, antes de tudo, a pesquisa ideal de uma vasta concepção de filosofia geral, baseada nos fatos.
Evidentemente, tal filosofia não seria capaz de ter, no estado atual de conhecimentos e da consciência humana, outra pretensão senão constituir um ensaio, um esboço ou, se quiserem, um plano cujas grandes linhas e alguns detalhes são precisos.
Do mesmo modo que forçosamente incompleta, essa filosofia não será plenamente original. A maior parte das soluções que ela propõe, encontram-se forçosamente, cá e lá, mais ou menos nítidas ou mais ou menos deformadas, nos diversos sistemas
naturalistas ou metafísicos.
A concepção geral dessa obra é que, após ter inspirado a maior parte dos grandes sistemas metafísicos, encontrou sua exposição, a mais nítida e a mais concreta na obra de Schopenhauer. Suas premissas são, por isso, idênticas; mas seu desenvolvimento e suas conclusões são totalmente diferentes; meu trabalho, com efeito, tende precisamente a preencher o abismo que, para Schopenhauer, separa o Inconsciente do Consciente. Daí, uma interpretação diferente da evolução universal e individual. Essa interpretação, em lugar de conduzir ao pessimismo, guia, eu não diria ao otimismo (estando o termo desconsiderado e equívoco), mas ao ideal inveterado da humanidade, ideal conforme suas esperanças eternas, as mais altas e as serenas, de justiça, de felicidade e de permanência individual.
Mas, a originalidade verdadeira da filosofia idealista que eu exponho aqui, a única que ela reivindica abertamente, é ser científica. No lugar de ser encerrada em um quadro dogmático ou místico, ou reter fórmulas puramente intuitivas ou apriorísticas, ela é baseada em uma demonstração positiva.
É a título de filosofia científica, e a esse título somente, que ela deve ser estudada e discutida.
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