Nas cinco disputas de "Do sumo bem e do sumo mal", que forma com "Da república", as "Tusculanas" e "De officiis" o grupo das obras mais notáveis de Cícero, está presente antes de tudo a preocupação principal de toda a vida do filósofo: transplantar a cultura grega para o então solo rústico da sua pátria, a fim de dar-lhe uma orientação ética perene.
Assim, vemos Cícero, evitando embora o "helenismo servil", empenhar-se vigorosamente na c riação ou adaptação de vocábulos latinos para coisas e ideias do universo filosófico. Isso, porém, não era o bastante: era preciso também extrair das diversas escolas o que servisse a seus propósitos. Atacando ora o epicurismo, ora o pedantismo dos estóicos, e reafirmando-se discípulo de Sócrates ao mesmo tempo que se aproxima grandemente do aristotelismo, consolida Cícero aqui a sua principal contribuição para o pensamento universal.
Sim, porque foi ele quem, entre todos os filósofos antigos, defendeu inequivocamente a existência de uma "lei natural" válida para todos os tempos, para todas as cidades, para todos os povos, para todos os homens, lei criada, promulgada e propagada pela Razão divina que governa o mundo. Antecipava, nisso, a filosofia patrística e escolástica.
C.A.N.