Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis


Compartilhe


Dom Casmurro (Clássicos eternos #3)





[Coleção clássicos eternos]

Embora tenhamos escrito incontáveis obras desde o advento da escrita, há alguma arte que parece vencer o próprio fluxo do tempo, algumas histórias que se tornaram já mitologia por onde passaram, e que já foram lidas e encenadas pelas mentes de milhões e milhões de seres humanos.
A "Coleção clássicos eternos" reconhece a importância de trazer esta luz para ser refletida no maior número de espelhos possível, e cada um de nós é um espelho, e a luz foi criada para ser refletida.
Assim sendo, temos o compromisso de trazer edições cuidadosamente elaboradas dos grandes gênios de outrora, por um preço acessível – principalmente por se tratar de material em domínio público.

[Dom Casmurro, de Machado de Assis]

Dom Casmurro, romance publicado em 1899 pela Livraria Garnier, continua a ser um dos livros mais famosos de Machado, sendo considerado um dos mais fundamentais de toda a literatura brasileira.
Seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua juventude até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas lembranças, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama.
Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio recente onde o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o título do romance. Machado de Assis o escreveu utilizando ferramentas literárias como a ironia e uma intertextualidade que alcança Schopenhauer e sobretudo a peça "Otelo", de Shakespeare.

[e-book disponível para Kindle, Kobo e Lev]

Literatura Brasileira / Romance / Ficção / Drama / História do Brasil / Infantojuvenil / Infantojuvenil / Suspense e Mistério / Suspense e Mistério

Edições (184)

ver mais
Dom Casmurro
Dom Casmurro
Dom Casmurro
Dom Casmurro

Similares

(98) ver mais
Inocência
Triste Fim de Policarpo Quaresma
Contos
Memórias de um Sargento de Milícias

Resenhas para Dom Casmurro (947)

ver mais
on 5/1/09


Não é Capitu que trai. É Bentinho!!! Só mesmo um escritor com toda a genialidade de Machado de Assis poderia ter criado esse que é um dos maiores enigmas da nossa literatura. Por traz do narrador casmurro ele manipula o leitor. O que Bentinho conta? A história de Capitu? É o que ele quer dar a parecer: a história de Capitu e sua traição. Mas o livro se chama "Dom Casmurro", referindo-se a ele próprio como sendo o desprezado e excluído da boa convivência, quando, na verdade, ele é que ... leia mais

Vídeos Dom Casmurro (36)

ver mais
Dom Casmurro - Machado de Assis

Dom Casmurro - Machado de Assis

10 releituras para 2018 - O que tem pra hoje literário

10 releituras para 2018 - O que tem pra hoje

5 LIVROS PARA FUGIR DA FOLIA | Menino que Lê

5 LIVROS PARA FUGIR DA FOLIA | Menino que Lê

#UFRGS2018: Dom Casmurro do Machado de Assis | Poeira Literária

#UFRGS2018: Dom Casmurro do Machado de Assis


Estatísticas

Desejam2.309
Trocam1.239
Avaliações 4.1 / 62.279
5
ranking 47
47%
4
ranking 29
29%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

25%

75%

raph
cadastrou em:
26/08/2016 12:33:11
Vivi
editou em:
06/12/2016 12:00:23
Vivi
aprovou em:
06/12/2016 12:00:26