Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes


Compartilhe


Dom Quixote de La Mancha





O poeta Ferreira Gullar extrai todo o conteúdo poético e humanista dos cinco volumes da edição original de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Por meio de uma linguagem moderna e fluida, Gullar consegue tornar o livro mais acessível aos leitores de nosso tempo. As ilustrações de Gustave Doré fazem jus à importância e qualidade da obra. Dom Quixote certamente segue a trilha do êxito obtido por Gullar na tradução de dois outros clássicos da Literatura - Fábulas de La Fontaine e As mil e uma noites, ganhadores do prêmio "Altamente Recomendável", concedido pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil -, também editados pela Revan. Os três títulos estimulam a imaginação e enchem os olhos de dezenas de milhares de crianças e adultos em todo o Brasil.

A história mostra um ingênuo senhor rural, cujo passatempo favorito é a leitura de livros de cavalaria. O senhor acaba acreditando literalmente nas aventuras escritas e, por isso, decide tornar-se um cavaleiro andante. Suas viagens sucedem-se sob a alucinação de que estava vivendo na era da cavalaria. Pessoas que encontrava nas estradas pareciam-lhe como cavaleiros armados, damas em apuros, gigantes e monstros. Até moinhos de vento eram seres vivos na sua imaginação. Combatendo as injustiças, o personagem enfrenta situações penosas e ridículas, mantendo, porém, uma figura nobre e patética. Ao final, Dom Quixote volta à razão, renuncia aos romances de cavalaria e morre como piedoso cristão.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Dom Quixote de La Mancha

Similares


Resenhas para Dom Quixote de La Mancha (3)

ver mais
Somos todos Sancho Pança
on 7/3/22


A loucura tomou conta em minha leitura, desta vez foram por conta de Cavaleiros andantes e suas aventuras fantasiosas. Dom Quixote de La Mancha foi um livro que desde os meus primeiros anos de leitor ouvi falar nas salas de aulas por vários professores de português e somente agora tive a vontade e a oportunidade de conhecer este clássico da literatura espanhola e do mundo. O quê me ajudou foi ter em mãos uma edição traduzida por Ferreira Gullar junto com ilustrações de Gustavo Baré, co... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam9
Avaliações 3.9 / 106
5
ranking 35
35%
4
ranking 30
30%
3
ranking 32
32%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Maura C. Silva
cadastrou em:
07/02/2014 22:40:16
Jeanine
editou em:
07/03/2023 09:55:16