Dora

Dora Bianca Pinheiro


Compartilhe


Dora





Segundo a mãe de Dora, na maternidade sua filha já expressava em seus olhos uma certeza que a acompanharia por toda a vida: “Ela nos olhava como se soubesse que precisava fugir”. Os anos passaram, Dora sumiu e agora a mãe da garota precisa justificar a um detetive as 15 mortes atribuídas à filha. As 128 páginas em preto e branco produzidas pela quadrinista Bianca Pinheiro para o álbum Dora retornam às livrarias pela editora Mino. Publicada em 2014 via financiamento coletivo na internet e esgotada logo em seguida, a HQ ganha nova capa e apresenta ao mundo uma história macabra produzida por uma das autoras de quadrinhos mais versáteis de sua geração.

Dividida em 10 capítulos, a HQ acompanha em flashback a infância de sua protagonista. Os leitores são apresentados à sua dificuldade de se relacionar com os colegas na escola, o medo que os vizinhos sentem dela e os vários incidentes que culminam nos eventos trágicos investigados pela polícia.

A primeira tiragem do quadrinho chamou atenção da crítica especializada. Em resenha publicada no site Universo HQ, o jornalista Marcelo Naranjo escreveu: “Se os quadrinhos de terror são tradição longínqua da HQ nacional, impressiona uma estreia no gênero no qual se fuja dos principais clichês, atingindo em cheio o que deveria ser o mote de qualquer obra que se dispõe a entreter: contar uma boa história. Parece fácil? Não é”.

O trabalho de Bianca Pinheiro em Dora também impressiona pelo contraste com seus títulos mais famosos. É uma proposta antagônica aos ares infantis da série Bear (Nemo) e do mais recente volume da coleção Graphic MSP, Mônica: Força (Panini). O tom sombrio do quadrinho relançado pela Mino tem diálogo explícito com o clássico Carrie, a Estranha do escritor Stephen King.

HQ, comics, mangá / Literatura Brasileira / Terror

Edições (2)

ver mais
Dora
Dora

Similares

(2) ver mais
Bear
Os Meninos (El Juego de los Niños )

Resenhas para Dora (15)

ver mais
on 27/9/14


À primeira vista, Dora me pareceu simples: um drama, com mistério e sobrenatural. Mas ao longo da leitura fui percebendo o quão verdadeira e profunda era a história, ainda que simples. Dora me parece ser uma experiência de ponto de vista. Se a lermos como 'nós mesmos' (ou como o detetive), fora dos acontecimentos, Dora é o drama de uma mãe lutando por sua filha. Não deixa de ser uma boa história. Mas a magia acontece quando nos colocamos no lugar dos personagens. Tentar ler do ponto... leia mais

Vídeos Dora (1)

ver mais
[RESENHA] Dora - Bianca Pinheiro - Semana dos Quadrinhos #4

[RESENHA] Dora - Bianca Pinheiro - Semana dos


Estatísticas

Desejam190
Trocam1
Avaliações 4.1 / 275
5
ranking 36
36%
4
ranking 44
44%
3
ranking 19
19%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Fábio
cadastrou em:
13/08/2016 00:03:45
Pri Paiva
editou em:
09/02/2017 09:41:06
Pri Paiva
aprovou em:
09/02/2017 09:42:53