Dos Deveres

Dos Deveres Cícero


Compartilhe


Dos Deveres (Coleção Saraiva #206)





Marco Túlio Cícero, nascido em 106 e morto em 43 antes de Cristo - desde cedo revelou seus pendores pelas letras. Frequentador do foro romano, com os famosos oradores do tempo de sua juventude aprendeu a arte da eloquência em que se destacaria, depois, como o maior nome latino.
Teve vida agitada, atribulada mesmo, por causa de suas atitudes políticas e, ainda, em razão das ideias que defendeu da tribuna e dos discursos que proferiu. Muitas são as peças oratórias de Cícero que se tornaram célebres. Entre elas, as "Verrinas", produzidas no pleito contra Verres, e as "Catilinárias", série de orações que denunciam a conspiração Catilina.
Cícero ocupou vários cargos públicos de destaque, tendo sido edil, pretor, cônsul, general e senador. Por motivos políticos conheceu o exílio. Momento culminante de sua vida é quando, opondo-se a Marco Antônio, que pretendia o poder, defendeu os direitos de Otávio. Profere nessa ocasião as célebres "Filípicas" argumentando, poderosa e veementemente, contra as pretensões de Marco Antônio. Triunfante este e formado o triunvirato Otávio, Marco Antônio e Lípido, o vitorioso ditador exige de Otávio a cabeça do tribuno, no que é atendido ignominiosamente. Perseguido, é localizado perto de Fórmia e degolado por Herêncio, sendo sua cabeça e mão direita expostas ao público.
Espantoso trabalhador intelectual, Cícero deixou 864 cartas, 55 discursos e vários tratados filosóficos e de retórica. Enorme a influência que exerceu no seu tempo - e mais tarde também - no plano da cultura universal.
Vaidoso e até presunçoso Cícero teve, em compensação, grande idealismo e raro sentimento pátrio. Entusiasmado por tudo quanto era belo e nobre, vulgarizou as ideias filosóficas gregas em Roma, contribuiu para o aperfeiçoamento da língua latina e, dedicando-se aos estudos históricos, distinguiu-se pela análise severa e crítica sutil.
Muito orgulhosamente a Coleção Saraiva apresenta estas páginas do imortal escritor romano pertencentes aos seus escritos filosóficos. Além de demonstrarem-no como conhecedor perfeito da matéria são obra de compreensiva sabedoria humana - páginas que influenciaram profundamente a ética cristã e a moral leiga moderna, como já observaram os seus exegetas. Cumpre destacar, nesta oportunidade, a qualidade da tradução de Mendes Júnior, que atesta o seu respeito pelo texto original e o seu culto aos cânones do bem dizer em nosso idioma.

Comunicação / Direito / Educação / Ensaios / Filosofia / História / História Geral / Literatura Estrangeira / Política

Edições (6)

ver mais
Dos Deveres
Os deveres
Os Deveres
Dos Deveres

Similares

(12) ver mais
Os Três Grandes Oradores da Antiguidade
A Virtude e a Felicidade
Categorias
Meditações - Marco Aurélio

Resenhas para Dos Deveres (7)

ver mais
Qual o nosso dever!
on 7/12/21


Nestas cartas que Cícero manda para seu filho em forma de 3 livros ,( mostrando que Meo a distância um pai que ama seu filho tenta de todas as maneiras moldar o seu caráter, que como o próprio autor indica é a coisa mais importante para um homem, seu nome sua honra), contém o que consiste o Dever de um homem , que se baseia em uma conduta moral temo como base a honestidade para se alcançar o que é justo , alcançando assim uma harmonia na República e a liberdade dos cidadãos que é o obj... leia mais

Vídeos Dos Deveres (1)

ver mais
Dos Deveres, Cícero | Resenha #01 por Adriana Moraes

Dos Deveres, Cícero | Resenha #01 por Adriana


Estatísticas

Desejam24
Trocam8
Avaliações 3.7 / 132
5
ranking 32
32%
4
ranking 30
30%
3
ranking 28
28%
2
ranking 6
6%
1
ranking 5
5%

51%

49%

@presentedoler
cadastrou em:
11/04/2012 01:41:51
orffeus
editou em:
19/01/2018 22:27:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR