Dossiê Getúlio Vargas

Dossiê Getúlio Vargas Daniel Rodrigues Aurélio


Compartilhe


Dossiê Getúlio Vargas


A vida e a trajetória do presidente mais importante da história do Brasil




"Getúlio Vargas saiu da vida para entrar na História como um dos mais controversos e marcantes presidentes do Brasil. Despertava, e ainda desperta, ódios e paixões. Sua conexão com as camadas pobres da população advinha de um afeto autoritário, que soube cultivar como raros líderes políticos fizerem."



Em Dossiê Getúlio Vargas, o autor Daniel Rodrigues Aurélio reúne, de modo exímio, todos esses dados políticos e biográficos que contribuíram para a mitificação de Getúlio Vargas, tido, por um lado, como estadista arguto e corajoso, militar viril e o benevolente pai dos pobres; por outro, considerado um ditador violento e personalista, populista e simpatizante do fascismo. Mas será que as imagens, opiniões e adjetivos difundidos por getulistas e antigetulistas fazem justiça ao que foi, de verdade, o homem Getúlio e a Era Vargas?

À parte as ambiguidades, o fato é que, em 24 de agosto de 1954, seu suicídio causou comoção nacional: era o fim do governo e o início do mito.

Edições (1)

ver mais
Dossiê Getúlio Vargas

Similares

(6) ver mais
O Homem Que Matou Getúlio Vargas
Getúlio 3 (1945 - 1954)
Getúlio Vargas e o seu Tempo Vol. 1 (1883-1900)
Getúlio Vargas

Resenhas para Dossiê Getúlio Vargas (6)

ver mais
on 1/2/10


O livro espera que você tenha um conhecimento básico da história de Getúlio (o que não é de se admirar. Todas as pessoas que terminaram o ensino médio deveriam ter um conhecimento básico da história de Getúlio. Enfim). O autor escreve mto bem e passa longe do tédio didático que as pessoas correlacionam com os livros de História do Brasil. A leitura chega a ser, além de educacional, divertida - eu sei, parece impossível. Mas eh verdade, juro!... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam4
Avaliações 3.5 / 56
5
ranking 20
20%
4
ranking 25
25%
3
ranking 48
48%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

45%

55%

Vitor Joenk
cadastrou em:
19/12/2009 19:36:58