Doutor Jivago

Doutor Jivago Boris Pasternak


Compartilhe


Doutor Jivago (Edições BestBolso)





“Doutor Jivago ficará como um dos grandes marcos na história literária e moral da humanidade. Sem a coragem de um gênio, ninguém poderia ter escrito assim em um estado totalitário e lançar isto ao mundo. O livro de Pasternak é um ato de fé na arte e no espírito.”
The New Yorker

Boris Pasternak reconstitui parte da história moderna da Rússia ao narrar o drama vivido pelo médico e poeta Iúri Jivago, que foi preso pelos bolcheviques e obrigado a colaborar com eles. Criado durante a Primeira Guerra Mundial, incapaz de controlar seu destino diante da revolução e da guerra civil entre o Exército Branco e o Vermelho, Iúri Jivago firmou-se como um dos grandes heróis da literatura russa. Os originais de Doutor Jivago, contrabandeados para a Itália, foram publicados pelo editor Giangiacomo Feltrinelli, integrante do Partido Comunista Italiano, em 1957. Pasternak, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura do ano seguinte, foi obrigado a renunciar à premiação por pressão do governo soviético. A editora italiana conquistou direitos autorais para Pasternak em todo o mundo, exceto na antiga União Soviética, onde o romance só foi lançado em 1989, tornando-se um best seller.

Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Dr. Jivago
Doutor Jivago
Dr. Jivago

Similares

(2) ver mais
Nada de Novo no Front
Os Frutos Selvagens da Sibéria

Resenhas para Doutor Jivago (3)

ver mais
Leitura recomendada para "leitores experientes"
on 30/4/11


Comecei a leitura deste livro quando tinha 13 anos. Não aguentei e abandonei. Dei nova chance aos 28 anos, e o livro se mostrou uma obra que merece ser lida. Como todo romance russo, entender a histórica implica em entender a psicologia dos múltiplos personagens, alguns com passagens pontuais pela narrativa, tarefa dificultada pela utilização de diversos apelidos e variações do nome por personagem. Nota-se que o autor contrói personalidades complexas para os personagens, especialmente ... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 4.2 / 54
5
ranking 48
48%
4
ranking 35
35%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

34%

66%

Raquel
cadastrou em:
23/05/2011 23:09:26
Daniel
editou em:
01/01/2016 20:59:52