Esta obra explora o planejamento e o desenvolvimento eficientes de um curso, aulas e atividades com o uso das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando os seguintes temas:
- A importância das formas de interação virtual e do trabalho colaborativo;
- As dinâmicas virtuais para estimular a participação e atrair o interesse do aluno;
- Os recursos para a elaboração do design instrucional (mapa de atividades, matriz de DI, storyboard etc.);
- A adequação de conteúdos e atividades para diferentes perfis de aprendizagem;
- A adequação de um curso ou atividades às inteligências múltiplas;
- Os direitos autorais para ambientes virtuais;
- A gestão eficiente da equipe multidisciplinar;
- A avaliação da aprendizagem e a avaliação do curso como instrumentos de aprimoramento do próprio curso.
Quando esses princípios são usados a presença física do professor junto ao aluno não se torna necessária. O que faz com que este conjunto de diretrizes possa ser aplicado tanto em cursos 100% a distância, como em diferentes propostas de atividades presenciais com o uso de TIC.
Desse modo, o livro sugere como propiciar uma forma mais participativa do aluno por meio de uma aula mais criativa e diversificada em cursos presenciais, semipresenciais ou a distância.
Educação / Informática e Tecnologia